domingo, 28 abril , 2024
Início Segurança Adiantamento de construção de passarela em Laguna impactará na tarifa de pedágio, diz ANTT

Adiantamento de construção de passarela em Laguna impactará na tarifa de pedágio, diz ANTT

0
Adiantamento de construção de passarela em Laguna impactará na tarifa de pedágio, diz ANTT
Foto: Banco de imagens Notisul

A CCR – Via Costeira, concessionária do trecho Sul da BR-101, garantiu o atendimento às reivindicações da comunidade de Nova Fazenda, de Laguna, adiantando a execução de passarela no km 298 da rodovia, mas o representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) alertou que o adiantamento impactará na tarifa de pedágio.

As informações foram prestadas durante reunião da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, realizada na tarde desta segunda-feira (5), sob a presidência do deputado Jair Miotto (PSC).

De acordo com Antonio Batista Borba, corretor de imóveis e representante do bairro Nova Fazenda, a comunidade reivindicou junto a CCR serviços de drenagem no local, construção de pontos de ônibus, prolongamento da estrada vicinal, construção de passarela e isenção de pedágio para os moradores.

Em resposta, a representante da CCR, Simone Suzzin, afirmou que as obras de drenagem já foram executadas; que das 46 famílias cadastradas, 34 apresentaram documentações dos veículos para a isenção do pedágio; e que a estrada vicinal terá prolongamento de cerca de 300 metros, com mão dupla.

No caso da passarela e dos pontos de ônibus, Suzzin informou que a CCR decidiu adiantar a execução, prevista para o oitavo ano da concessão, e que os projetos de engenharia estão contratados e assim que finalizados, aprovados e autorizada a execução pela ANTT, as obras serão concluídas em seis meses.

O superintendente de Infraestrutura Rodoviária da ANTT, André Freire, confirmou a existência de um protocolo na Agência pedindo a antecipação desses investimentos.

“O pedido vai seguir o rito regulatório normal e quem vai decidir ao final se pode ou não é diretoria colegiada da ANTT”, declarou Freire, acrescentando que a antecipação das obras implicará em um “incremento da tarifa” de pedágio.

Drenagem
Apesar da CCR noticiar que as obras de drenagem estão concluídas, Antonio Borba pontuou que a drenagem da via no sentido Norte apresenta problemas, inclusive acarretando na poluição da lagoa de Santo Antônio dos Anjos.

O prefeito de Laguna, Samir Azmi Ibrahim, que também participou da reunião, sugeriu uma visita técnica de engenheiro da prefeitura para avaliar as obras de drenagem.

A representante da CCR concordou com a visita e pediu aos líderes da comunidade de Nova Fazenda e servidores da prefeitura de Laguna que avisem a concessionária do dia e hora da visita, para que também os engenheiros da empresa participem da vistoria.

Isenção do pedágio
Cobrada pelo vereador Eduardo “Dudu” Carneiro sobre a ampliação dos casos de isenção, Simone Suzzin prometeu reavaliar a situação, ampliando as isenções para outras famílias da comunidade.

Participação parlamentar
Luciane Carminatti (PT), que participou da reunião virtual, elogiou a disposição da CCR- Via Costeira de ouvir as comunidades, mas ponderou a necessidade de se estabelecer prazos para a conclusão das obras.

“O desafio é de fato sair com prazos concretos. Entendo que as empresas que entram no processo de concessão têm presente as reivindicações das comunidades, que são justas e legítimas, mas a gente precisa avançar nos prazos. Fiquei feliz com o relato da Simone, mostra boa vontade da concessionária”, avaliou Carminatti.

O deputado João Amin (PP), presidente da Comissão de Transportes e Desenvolvimento Urbano, também acompanhou a reunião virtual da Comissão de Economia.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Verified by MonsterInsights