Vereadores de Araranguá outorgam título de Cidadão Honorário ao empresário Fernando Luiz Weber

O projeto de autoria dos vereadores Maria Helena Périco da Silva, conhecida por Lena Périco (MDB), e Samuel Duarte Nunes, o Samuca, (PSD) que concede o título de Cidadão Honorário de Araranguá ao empresário Fernando Luiz Weber, foi entregue na sessão solene da Câmara na noite de ontem, quarta-feira, dia 16 de agosto.

A homenagem foi apresentada na sessão ordinária de 19 de maio e aprovada por unanimidade. O Decreto Legislativo reconhece a relevância da atuação do empresário pelo desenvolvimento da cidade e da região Sul Catarinense. Também foi agraciado com o título o empresário Fábio Espíndula.

Para a vereadora Périco, “este título faz justiça ao empreendedor que elegeu a nossa querida Cidade das Avenidas, agora Cidade Universitária Araranguá para fazer investimentos neste montante. A Weber, do Fernando e do irmão dele, o Antônio, está transformando nossa cidade. Está investindo em educação e em inovação. Assim temos grandes incentivos para transformar o futuro de nossa gente”, analisa a vereadora. Samuca também destacou a importância dos projetos da Weber na cidade e a relevância destes projetos para o desenvolvimento da cidade de Araranguá e da região.

Fernando Weber é o dirigente da Weber Cidades Inteligentes. Há mais de seis anos a empresa empreende no município, com a implantação do Bairro Cidade Universitária Araranguá, onde já foram investidos cerca de R$ 80 milhões. A urbanização dos mais de 30 hectares de terras localizadas no bairro Santa Catarina foi efetivada integralmente com recursos próprios da empresa.

“Estamos muito felizes com este reconhecimento”, comemora Fernando Weber. “Nossa atuação é constante. Neste momento, além do projeto da segunda fase do empreendimento, estamos incrementando, a partir de Araranguá, o HUB Costa Serra Mar, para garantir investimentos de empresas de tecnologia. São oito unidades integradas entre Imbituba e Passo de Torres, chegando a Bom Jardim da Serra. Tudo a partir de Araranguá, onde o prédio do Polo está concluído e em operação”, informa.

A criação do HUB de Inovação do Extremo Sul Catarinense está baseada em quatro pilares: uma parceria com a Feba Capital, para impulsionar e financiar projetos inovadores, no Centro de Inovação; a parceria com a Fundação InoversaSul e a Unisul Universidade na geração de oportunidades educacionais por meio da oferta de  bolsas de estudos; a ativação de uma incubadora de empresas e o Living Lab. Com estes quatro pilares, haverá o investimentos de mais R$ 16 de milhões”, antecipa Fernando Weber.

O bairro Cidade Universitário Araranguá está pronto, com as ruas pavimentadas com paver, iluminação pública instalada, rede de coleta de esgoto doméstico e pluvial, além da rede de abastecimento de água. Estão instalados em estruturas modernas o novo Campus da Unisul Universidade, uma unidade do Colégio Dehon, que oferece vagas no ensino médio, um moderno estúdio da empresa Post TV, além do edifício de 200 metros quadrados do Centro Tecnológico e de Inovação.