Confira as dicas para não cair nas mãos de estelionatários. Em caso de dúvida procure o Procon da sua cidade - Foto: Divulgação

O Procon de Tubarão emitiu um alerta à população no fim da tarde desta sexta-feira (14) sobre o chamado golpe do boleto falso vinculado à quitação de empréstimo consignado.

Segundo o órgão, já existem pessoas que foram lesadas na cidade. Quem receber um boleto deste tipo deve prestar atenção, pois o documento pode ser falso.

Funciona da seguinte forma: estelionatários entram em contato com as vítimas, as quais são beneficiárias do INSS e possuem empréstimos consignados com as instituições financeiras.

Assim, inicialmente pelo telefone, os golpistas identificam-se como funcionários de bancos ou financeiras e oferecem a quitação do empréstimo com suposta condição de pagamento com menor taxa de juros ou redução total dos juros.

Quando a vítima aceita, o falso atendente encaminha o boleto para pagamento. No entanto, quando o boleto é pago, o valor cai na conta do estelionatário.

Para verificar se o boleto é verdadeiro, o primeiro passo é observar o código de barras. Em um boleto verdadeiro, os números que aparecem nas áreas superior e inferior são exatamente iguais.

Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto. Confira também a fonte de emissão do documento.

Muitos golpistas enviam o boleto falso por e-mail, SMS ou WhatsApp, em vez de usar canais oficiais.

Leia o documento com atenção: erros de português são bem comuns em boletos falsos. Sempre verifique se existe data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário.

Em boletos falsos, estes dados geralmente não existem ou estão errados. Por fim, observe que o CNPJ do emissor deve estar descrito no boleto bancário.

O beneficiário sempre deve ser a instituição financeira que o consumidor possui os empréstimos e nunca uma pessoa física.

Em caso de dúvidas, não pague o documento e procure o Procon. O atendimento pode ser feito por meio do telefone (48) 3621 – 9818 ou nos e-mails procon@tubarao.sc.gov.br e procon.fiscalizacao@tubarao.sc.gov.br.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul