Prefeito de Tubarão sofre novo AVE

Manoel Bertoncini foi internado na madrugada desta sexta.
Manoel Bertoncini foi internado na madrugada desta sexta.

Priscila Loch
Tubarão

O prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, sofreu mais um Acidente Vascular Encefálico (AVE) nesta sexta-feira. Ele foi levado ao Hospital Socimed, onde segue internado na Unidade de Terapia Intensiva.
Ele despachou normalmente na prefeitura quinta-feira e na madrugada de sexta sentiu-se mal. Conforme o último boletim médico, o seu quadro é estável, porém, não há previsão de alta. Bertoncini está consciente e até já recebeu visita de familiares e amigos.

Segundo a assessoria de comunicação social da prefeitura, o AVC é da mesma intensidade do sofrido pelo prefeito no fim de agosto do ano passado, quando permaneceu internado em Tubarão por alguns dias e ficou afastado das funções por quase um mês. Na época, o prefeito passou o cargo ao vice Pepê Collaço com o objetivo de continuar o tratamento em São Paulo.

Em 2011, Bertoncini ainda não descartava candidatar-se à reeleição. Mas estava ciente de que o seu delicado estado de saúde poderia impedi-lo, o que se confirmou. Desde 2008, assim que foi eleito, ele descobriu um câncer de pulmão metastático e desde então é submetido a sessões de quimioterapia. Segundo os médicos, a doença está estável no momento.

A doença
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a terceira maior causa de morte no mundo, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.
O AVE pode causar danos a áreas do cérebro que controlam funções vitais, como capacidade motora, comunicação, emoções e consciência, entre outros. Conforme as estatísticas, 20% dos casos ficam com sequelas definitivas.