Início Geral Prefeito de Tubarão sofre novo AVE

Prefeito de Tubarão sofre novo AVE

Manoel Bertoncini foi internado na madrugada desta sexta.
Manoel Bertoncini foi internado na madrugada desta sexta.

Priscila Loch
Tubarão

O prefeito de Tubarão, Manoel Bertoncini, sofreu mais um Acidente Vascular Encefálico (AVE) nesta sexta-feira. Ele foi levado ao Hospital Socimed, onde segue internado na Unidade de Terapia Intensiva.
Ele despachou normalmente na prefeitura quinta-feira e na madrugada de sexta sentiu-se mal. Conforme o último boletim médico, o seu quadro é estável, porém, não há previsão de alta. Bertoncini está consciente e até já recebeu visita de familiares e amigos.

Segundo a assessoria de comunicação social da prefeitura, o AVC é da mesma intensidade do sofrido pelo prefeito no fim de agosto do ano passado, quando permaneceu internado em Tubarão por alguns dias e ficou afastado das funções por quase um mês. Na época, o prefeito passou o cargo ao vice Pepê Collaço com o objetivo de continuar o tratamento em São Paulo.

Em 2011, Bertoncini ainda não descartava candidatar-se à reeleição. Mas estava ciente de que o seu delicado estado de saúde poderia impedi-lo, o que se confirmou. Desde 2008, assim que foi eleito, ele descobriu um câncer de pulmão metastático e desde então é submetido a sessões de quimioterapia. Segundo os médicos, a doença está estável no momento.

A doença
O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é a terceira maior causa de morte no mundo, atrás apenas das doenças coronárias e de todos os tipos de câncer.
O AVE pode causar danos a áreas do cérebro que controlam funções vitais, como capacidade motora, comunicação, emoções e consciência, entre outros. Conforme as estatísticas, 20% dos casos ficam com sequelas definitivas.

Sair da versão mobile