Cães de raça podem precisar de atenção especial devido à genética. Conheça exemplos

Écomum cães apresentarem predisposição para algumas doenças por serem animais de raça. Cabe ao dono conhecer melhor as características dos pets para oferecer cuidados adequados, prevenir doenças e garantir máxima qualidade de vida. Na hora de escolher um cão de estimação, muitas pessoas buscam por animais de raça. Estes são mais propensos ao desenvolvimento de algumas doenças típicas da sua genética e, para poder oferecer os cuidados adequados para cada animal, é preciso estar ciente e conhecer as peculiaridades que cada um apresenta.

Por muito tempo, os acasalamentos foram realizados de uma maneira indiscriminada para a formação das raças. Até hoje, eles continuam ocorrendo dessa forma para o aprimoramento. “Como são resultantes de cruzamentos consanguíneos, ou seja, entre animais de parentesco muito próximo, há uma diminuição na variação genética, o que aumenta o risco de doenças inerentes às suas raças”, explica Fabiana Zerbini, veterinária da Virbac do Brasil.

Existem mais de 300 doenças genéticas decorrentes desses cruzamentos especiais. Por isso, quem possui cães de raça deve pesquisar e conhecer bem as particularidades de cada uma delas. Isso possibilita oferecer os melhores cuidados, evitando problemas mais graves e proporcionando o tratamento adequado, quando necessário.

Confira as predisposições mais comuns para algumas raças:

Boxer: propensão a tumores e problemas de coração (cardiomiopatia hereditária que tem como manifestação clínica desmaios e até morte súbita).

Bulldog: problemas de articulação, dificuldade de respiração e mastigação, pelo formato achatado do crânio, e problemas nos olhos, como o deslocamento de uma glândula interna, chamada de terceira pálpebra, para o meio externo do olho.

Cocker Spaniel: Infecção de ouvido (otite), por ter orelhas pendulares, com grande quantidade de pelo e que produzem cera excessivamente (possuem maior número de glândulas sebáceas); e problemas nos olhos, como catarata e degenerações da retina.

Dachshund: problemas de coluna, como hérnia de disco, por ter patas curtas e ser alongado, causam dor e problemas de locomoção.

Dálmata: problemas urinários, como cálculo renal; e problemas de surdez (quanto maior a extensão branca do animal, maior a propensão de ficar surdo).

Dobermann: problemas cardíacos.

Labrador e Golden Retriever: problemas de articulação, por serem cães de grande porte e que crescem rapidamente de filhote a adulto; e incidência de neoplasias.

Poodle: catarata, hipertireoidismo, neoplasias, diabetes.

Pastor Alemão: problemas na estrutura óssea do quadril (displasia).

Pinscher: luxação de patela.

Pug: problemas respiratórios, por serem banquicefálicos (focinho “achatado”).

São-Bernardo: como todos os cães de grande porte, pode sofrer dilatação gástrica causada pelo acúmulo de gases, podendo prejudicar o suprimento de sangue para os órgãos do sistema digestivo.

Yorkshire: colapso traqueal, que causa a dificuldade na passagem do ar e problemas cardíacos.

 

Dica

Se você puder colocar água e ração a um cão de rua, faça. É uma iniciativa que infelizmente poucos têm, mas que salva a vidinha destes anjos de quatro patas. Com os dias mais frios que estamos tendo as Ongs precisam de doações de caminhas, casinhas, cobertores e ração, pois nossos peludos também sentem sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor. Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas.

 

Participe!

Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um email para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao e Snap Minhavidadecao.

 

Adoção é responsabilidade

A adoção é um ato de amor. Antes de comprar um aumigo visite feirinhas de adoção.

 

Adote um amigo

Pessoal, para adoção temos esta menina linda, ela é uma dachshund e tem apenas um ano. Já está vacinada e castrada, e tem porte pequeno. É muito dócil e amável, uma lady. Quem quiser adotar essa fofura entrar em contato com a Leticia pelo telefone 48-99927-5860.Foto 002

Aumigos, também para adoção temos esta menina fofa. Ela tem apenas 65 dias, é uma bebê ainda e precisa ser educada. Já tomou as duas primeiras vacinas e tem castração garantida. Por ser filhote, tem bastante energia, e adora brincar, mas dorme bastante e é muito carinhosa. Será de porte pequeno. Quem quiser adotar esta menininha entrar em contato com a Leticia pelo telefone 48-99927-5860.

Foto 003

 

Destaque da semana

Aumigos, o destaque desta semana é a Cristal, uma boxer de dois anos de vida. Sua mamãe, Beatriz Vitório, me contou que Cristal foi resgatada de maus tratos e abandono. Mas hoje é a alegria da casa, adora ganhar colo como se fosse pequena. Muito fofa!!!

Foto 001