Como identificar um cão ansioso?

Falta de atividade física, ambientes estressantes e o excesso da humanização são alguns sinais de que o seu cão pode se tornar ansioso.

Atualmente, o cão pode sofrer de ansiedade assim como nós humanos. O fato é, pelo convívio cada vez mais próximo com os donos e a crescente humanização dos pets, não apenas os benefícios, mas também os ônus são herdados. Separação, falta de atividade física, obesidade, ambientes cada vez menores, solidão, ambientes estressantes e, até o próprio excesso da humanização podem afetar o psicológico dos animais, impulsionando-os a ter hábitos indesejáveis e autodestrutivos.
Segundo o veterinário da Equilíbrio, Marcello Machado, os sinais de um cão ansioso variam de acordo com cada pet. “Eles podem se tornar desde deprimidos a agitados e agressivos. Também não é incomum a coprofagia, o hábito de comer fezes. Existem casos de distúrbios autodestrutivos, que se instalam como automutilação e até patologias dermatológicas e intestinais podem aparecer”, explica.

Ainda de acordo com o veterinário, na maioria dos casos, tanto a solução quanto o problema encontram-se nas mãos do próprio tutor. Para isso, algumas mudanças de conduta são fundamentais. “Mudar a forma como o pet é tratado dentro de casa, adequação do ambiente, aumentar as atividades e entretenimento, auxiliam muito na redução do problema”, diz.

Se o problema não for resolvido com mudanças na rotina do cão, Machado aconselha recorrer a um especialista, que poderá avaliar o quadro mais a fundo e indicar o melhor tratamento. “Até mesmo a acupuntura vem sendo empregue como alternativa terapêutica em diversos casos. Em relação aos fármacos psicotrópicos, os mesmos são utilizados em casos extremos e quando se esgotam todas as alternativas. O tripofano que é uma substância natural vem sendo utilizado amplamente com sucesso, juntamente com a mudança de manejo. O triptofano, inclusive, pode ser encontrado em snacks de agrado, enriquecido com a substância, como o snack Freed Dried Calm, da Equilíbrio”, finaliza.

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao e Snap Minhavidadecao.