A Minha Regra de 5

Empreender no Brasil não é tarefa fácil para nenhum empresário, e eu me incluído nesse rol de corajosos! Ser empresário é para os fortes, determinados e para quem tem um propósito bem definido, um propósito de vida, e não meramente ganhar grana.

Quase todos os dias, nós, empresários, temos pensamentos, muitas vezes instintivos, de como melhorar nossos serviços e produtos para que o cliente sinta-se um privilegiado. Como administrador pensar em estratégias é vital para se manter no mercado e atingir níveis cada vez maiores de crescimento.

A receita de como reter e conquistar novos clientes consta em inúmeros livros de autores famosos, teses de administração e até mesmo em programas de televisão. É quase uma receita de bolo, um passo a passo.

Mas ter a receita não significa que saberemos fazer o bolo, igual aquele que a nossa avó fazia quando éramos crianças (eu adorava o bolo de limão com calda!). Encontrar o “ponto da massa” não é simples, requer bastante habilidade e perseverança.

É claro que a teoria dos livros é importante e eu as conheço. Mas, no dia a dia de uma organização empresarial, por menor que ela seja, é preciso ter certos princípios, vigas de sustentação para o seu negócio.

Pessoalmente, no que tange ao relacionamento com os meus clientes, esses são os meus princípios, que nunca renuncio: (1) Honestidade; (2) Trabalho sério; (3) Simplicidade no relacionamento com o cliente (palavras rebuscadas, difíceis, excesso de formalidade, ninguém gosta disso); (4) Empatia; e (5) Disponibilidade máxima.

Cinco princípios básicos, que podem ser contados nos dedos, de uma mão só, mas que jamais podem ser negociados. Aliás, são cinco regrinhas que devem, inclusive, fazer parte dos nossos relacionamentos pessoais. Todos esses pilares de relacionamento foram ensinados e cobrados pelos meus pais, e sou muito grato a eles, pois sou resultado desse tipo de educação, o que incluía cadernos voadores vindos em minha direção!