É hora de entrar na bolsa?

Atualmente o assunto do momento relacionado a finanças é a ‘bendita’ bolsa de valores. Notícias como “bolsa em alta”, “bom momento para ações”, é “hora da renda variável” pulam nas telas dos celulares de qualquer pessoa que já tenha pesquisado por termos relacionados. Mas afinal, é mesmo hora de entrar na bolsa? Consigo aprender a operar operando? O curso do Fulano de Tal, que propõe me ensinar a ganhar dinheiro com as oscilações da bolsa de valores vale a pena?

Como diria Jack Estripador… vamos por partes. Há basicamente duas formas de ganhar dinheiro na bolsa: investindo e especulando. Não entendeu nada? Eu explico:

Bolsa é um ambiente onde se negociam ações. Ações são pedacinhos minúsculos de empresas. Por vários fatores o preço da ação pode subir ou cair e o detentor daquela ação vai perder ou ganhar dinheiro na bolsa.

Algumas pessoas, ao comprar ações preocupam-se em saber se a empresa está bem posicionada no mercado, se tem boa gestão, quais os projetos futuros, se as dívidas estão equilibradas, se a empresa é lucrativa e etc. Essas pessoas estão investindo na empresa, estão buscando boas oportunidades, para ser sócias e por isso, estudam os fundamentos que as fazem acreditar que a empresa tem boas perspectivas futuras.

Outras pessoas não fazem essas análises todas, pois compram ações visando apenas a especulação financeira ou, em outras palavras ganhar dinheiro com a oscilação momentânea no preço da ação. Dessa forma, os especuladores compram a ação, em alguns dias (ou mesmo no mesmo dia) o preço da ação sobe, vendem e embolsam o lucro. Curto ou curtíssimo prazo, o risco é sempre alto. Se você ficou interessado é necessário dizer: estatisticamente 40% das pessoas desistem frustradas depois de um mês.

Mas o celular continua pipocando anúncios: “youtuber famoso dando curso de trade na internet” (fazer trade significa especular na bolsa); “aprenda análise técnica de ações”, “você ainda não está na bolsa mesmo com a alta que apresentou?”. Minha responsabilidade como educadora financeira me obriga dizer: cuidado com tudo isso.

Se é famoso e ganhou dinheiro fazendo trade, por que está dando curso pela internet ao invés de continuar fazendo trade? Mostrar entusiasmo com a bolsa em alta é fácil, quero ver onde estarão quando começar a cair. Não se trata de pessimismo, é um fato. Nenhuma bolsa cresce para sempre e ninguém tem bola de cristal para saber se agora é hora de entrar ou hora de sair.

Em suma, entenda que há muitas pessoas interessadas em fazer você especular. Corretoras, que são intuições financeiras que intermediam a compra de ações, cobram taxas por negociações. O interesse da corretora é sempre que você gire o dinheiro. O professor de trade da internet normalmente (para não dizer sempre) é patrocinado por uma. Seja qual for o investimento que você escolha, ações ou renda fixa; investir dinheiro melhorando o currículo ou usá-lo, para abrir uma empresa, sempre cerque-se de informações e nunca tome suas decisões emocionado. O medo paralisa, mas o receio protege.