Quando a saúde financeira compromete o trabalho

Problemas pessoais não devem ser levados para o trabalho. Porém, como separar as coisas quando esses problemas alteram nosso humor, capacidade de concentração e produtividade? Somos seres humanos dotados de emoções. Quando nossos problemas pessoais alteram nossas emoções, é impossível, senti-las apenas quando estamos fora de nossos postos de trabalho.  

É reconhecido que problemas financeiros sofridos por colaboradores refletem diretamente no desempenho destes nas empresas. Dívidas tornam trabalhadores mais vulneráveis à imprevistos, mais preocupados, menos concentrados e menos criativos. Consequentemente, ocorre diminuição na produtividade, dificuldade de concentração, mais suscetibilidade a conflitos e, infelizmente não raro, demissões são forçadas para quitar dívidas.

Uma pesquisa recente da empresa ADP, realizada em 13 países, incluindo o brasil, mostrou que praticamente todas as companhias acreditavam que a saúde financeira de seus funcionários pode impactar nos resultados da empresa. O principal problema apontado pelas empresas pesquisadas foi a produtividade. Fatores como engajamento, rotatividade e absenteísmo também foram lembrados pelas empresas.

Por perceber que esses problemas sofridos pelos colaboradores afetam diretamente os resultados da empresa, organizações de diversos setores tem incentivado o desenvolvimento da educação financeira entre colaboradores como forma manter a produtividade em nível satisfatório e melhorar o clima organizacional.

Exemplo de empresa adotante dessa pratica é a Totvs, que conseguiu reduzir seu índice de absenteísmo de 2 para 1 % um ano após a criação de um programa de reeducação financeira. No setor público, pode-se destacar a ação do Estado do Piauí, que verificando a incidência considerável de problemas financeiros de seus servidores, desenvolveu programa de educação financeira, inclusive durante o horário de expediente.

Particularmente, por ver na inteligência financeira um caminho para o desenvolvimento e a liberdade das pessoas, produzo semanalmente conteúdos sobre o tema. Alguns, inclusive, disponibilizados gratuitamente em minhas mídias digitais. Entretanto, comparo minha atividade de consultora financeira a de um profissional em nutrição: ele ensina o que fazer, cabe a cada um a determinação para a mudança de hábitos.

Para me acompanhar nas redes sociais:
YouTube: juro que dá certo
Instagram: @planejamento_financeiro_camila.