Investir é arriscado?

Muita gente quer saber sobre investimentos. Semanalmente, recebo no meu Instagram perguntas sobre assunto. Algumas pessoas têm muito receio em sair da tradicional caderneta de poupança, com medo dos riscos que acarretam investimentos mais agressivos. Mas afinal de contas, investir é realmente muito arriscado?

Para o marketing agressivo utilizado por algumas instituições, não é, afinal sempre tem aquelas propostas: “ah, você não precisa entender de ações, basta investir naquilo que a empresa recomenda”. Ah, tah!

A verdade é que se você não souber o que está fazendo é muito arriscado sim. Muitos sugerem que, para se proteger, você deve começar a investir pouco. Começar investindo pouco apenas vai propiciar que você não perca muito, mas perder você vai do mesmo jeito. Investir pouco é o segundo passo, o primeiro deles é buscar informações. E por favor, buscar informação não é buscar dicas e sugestões, e aprender a fazer análises, a traçar estratégias, a investir sabendo o que está fazendo.

Não ter tempo seria um argumento convincente, se precisássemos de muito tempo para dar os primeiros passos. Eu, por exemplo, trabalho 12 horas por dia e tiro tempo para estudar investimentos. Sim, embora já tenha um conhecimento legal sobre o assunto, eu estudo investimentos semanalmente. Não devemos nunca nos sentir prontos, a humildade é peça-chave para o desenvolvimento, e ela que faz com que aceitemos que não sabemos tudo, que somos emocionais, que não estamos livres de dar um grande tropeço se deixarmos de refletir sobre nossas escolhas e agirmos no modo automático do “eu entendo disso”.

Sempre há um golpe novo na praça disfarçado de investimento. Sempre tem os marqueteiros soltando a franga querendo te convencer a investir aqui e ali. Sempre queremos antecipar nossos sonhos financeiros. É necessário manter a calma e sermos realistas: acumular patrimônio é demorado, perder tudo é bem rapidinho.

Por isso se você questiona onde investir, minha resposta será, invista seu tempo buscando aprender. Você não precisa virar o Warren Buffett, apenas precisa fazer suas escolhas com consciência. E acima de tudo, não deixe ninguém fazer suas escolhas, pois na hora da angústia, ninguém irá soprá-las por você.

Para quem quiser, tenho um material gratuito e muito bacana online no endereço abaixo, trata-se do ebook “5 coisas que você deve saber para não fazer besteiras ao investir”. Quem quer investir, mas não tem muito conhecimento e segurança, vai tomar apenas 15 ou 20 minutos do seu tempo, e pode te livrar de várias roubadas: http://bit.ly/ebookinvistaconsciente.

Para acompanhar os conteúdos que distribuo nas minhas outras mídias:
Instagram: planejamento_financeiro_camila;       
YouTube: juro que dá certo;
Lista VIP WhatsApp: (48) 99974-0804.