Foto: CCR ViaCosteira

As equipes da CCR ViaCosteira concluíram as obras de recuperação e estabilização de taludes em seis municípios da região Sul do Estado. O trabalho garante mais segurança para que utiliza a rodovia federal, pois evita desmoronamentos de terra.

O serviço foi feito em Paulo Lopes; Imbituba, Laguna, Tubarão, Jaguaruna e Sombrio. A contenção foi feita com a instalação de telas de alta resistência. As estruturas foram chumbadas no terreno, o que permite o controle da queda dos blocos e fragmentos de rocha.

Além disso, as equipes da CCR ViaCosteira implantaram contenções do tipo muro gabião, que são ‘gaiolas’ metálicas formadas por malhas hexagonais de fios de aço galvanizados. O material aumenta a resistência perante as condições climáticas sem oxidar.

Trabalho de contenção de taludes foi realizado em seis pontos da BR-101 no Sul de Santa Catarina (foto: CCR ViaCosteira)

Outra ação adotada foi o enrocamento de rochas, conjunto de grandes pedras ou blocos de concreto que serve como uma espécie de amortecedor e que protege o talude contra erosões.

Os dispositivos de drenagem pluvial também passaram por obras para aumentar a capacidade de escoamento da água da chuva. Nos pontos onde isso não era necessário, foi feito o serviço de limpeza e desobstrução das tubulações.

No total, foram utilizados mais de quatro mil metros cúbicos de enrocamento de pedra, implantados 235 metros de muro gabião, 180 metros cúbicos de concreto projetado, 1,6 mil metros quadrados de tela metálica e instalados 237 chumbadores entre dois e oito metros de comprimento.

 

Características dos taludes
Talude é a denominação que se dá a qualquer superfície inclinada de um maciço de solo ou rocha. Ele pode ser natural, chamado de encosta, ou construído pelo homem, como os aterros e cortes.

A principal característica das superfícies dos taludes recuperados na BR-101 Sul de Santa Catarina é que são rochosas e terrosas. Por isso, podem ocasionar desprendimentos de fragmentos ou blocos, bem como o deslizamento de terra.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul