Um investimento de R$ 86,4 milhões garantiu a compra de 300 novos ônibus para o transporte escolar de Santa Catarina. Nesta quinta-feira, os primeiros 66 veículos foram entregues pelo secretário de estado da educação Luiz Fernando Vampiro.

Das 66 cidades beneficiadas nesta primeira etapa, sete são da região: Braço do Norte, Grão-Pará, Imaruí, Orleans, Pescaria Brava, Rio Fortuna e Santa Rosa do Sul.

Cada ônibus tem capacidade para transportar com segurança e conforto até 59 estudantes sentados. Todos são adaptados para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência.

O valor de cada ônibus é de R$ 317,9 mil e beneficiará tanto estudantes da rede estadual quanto da rede municipal de ensino. A compra foi feita com recursos próprios do Estado, por meio do programa Caminhos da Escola.

Os demais ônibus escolares devem ser entregues ao longo do primeiro trimestre de 2022 e incluem também veículos com capacidade para 25 e 44 passageiros.

O investimento beneficia cerca de 140 mil estudantes da rede estadual, sem contar alunos matriculados em unidades da rede municipal.

Parceria entre Estado e municípios
O transporte escolar de estudantes catarinenses é executado em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime).

Neste acordo, a gestão das linhas de transporte é realizada pelos municípios, enquanto o Estado repassa recursos para o custeio e a manutenção dos veículos todos os meses.

Fotos: Pedro Cureau / Secretaria de Estado da Educação

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul