Os museólogos Idemar Ghizzo e Valdirene Böger Dorigon ministrarão o curso (foto: Unibave)

O Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), em Orleans teve o projeto “Curso de Conservação Preventiva de Bens Culturais”, no edital Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2021, aprovado.

Como prêmio, a entidade receberá uma verba de R$ 15 mil para realizar o curso. As aulas serão gratuitas e beneficiarão os colaboradores dos museus e espaços culturais da região sul de Santa Catarina.

Conforme a diretora do Museu, Valdirene Böger Dorigon, o curso será ministrado no laboratório de Conservação e Restauro do Museu ao Ar Livre, ainda no primeiro semestre de 2022.

Serão oferecidas 20 vagas e as aulas serão teóricas e práticas. Os participantes conhecerão os conceitos básicos de conservação de acervos culturais materiais, principalmente os de suporte em papel, têxtil, madeira e metal.

“Estamos felizes em saber que o projeto vai capacitar pessoas e consequentemente contribuir para a preservação e conservação do patrimônio cultural da região sul”, comemora Valdirene.

Ela e o também museólogo Idemar Ghizzo serão os ministrantes do curso. Ghizzo, inclusive, estudou conservação e restauração de bens culturais materiais em Minas Gerais e também na Itália.

 

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul