Desde que a novidade chegou ao Brasil, em 1999, a equoterapia é uma ferramenta terapêutica e educacional bastante utilizada por instituições, escolas e prefeituras para reabilitar pacientes com algum tipo de deficiência.

Em Laguna, o tratamento com cavalos passou a ser ofertado aos pacientes assistidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nesta semana. A terapia é disponibilizada para crianças diagnosticas com Transtorno de Déficit De Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e Transtorno de Espectro Autista (TEA).

A atividade é realizada no espaço Equo Sonhos. O lugar já atende 15 crianças desde o começo deste mês. Elas andam a cavalo e interagem com o animal uma vez por semana e sempre com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e um equitador.

Conforme a secretaria de saúde da prefeitura, toda a rede de saúde pública da cidade será beneficiada. Para ter acesso ao serviço, os pacientes que tiverem indicação para praticar a equoterapia devem procurar suas unidades de saúde para, desta forma, serem encaminhados para avaliação e para as sessões.

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul