#Pracegover Foto: na imagem há uma pessoa andando de moto com encomenda
#Pracegover Foto: na imagem há uma pessoa andando de moto com encomenda

No início de dezembro, o aplicativo 99 Food chegou finalmente em Santa Catarina, começando pela capital Florianópolis. A plataforma de delivery de comida, que é um dos mais novos serviços oferecidos pela empresa brasileira 99, tenta ganhar espaço em um mercado que está em franca expansão. Com o aumento do uso de smartphones no Brasil, o número de pessoas que usam o dispositivo para esse tipo de serviço só cresceu.

O anúncio da chegada do aplicativo ocorreu no dia 10 de dezembro de 2020, com o objetivo de aproveitar as férias de janeiro. Com pouco mais de um ano no mercado, o 99 Food está disponível em mais de 20 cidades, contando agora com Florianópolis, e possui cerca de 50 mil restaurantes cadastrados. A ideia é conseguir fazer frente com outros concorrentes deste mercado, como o Uber Eats, o Rappi e o iFood.

Ainda em 2019, os números já mostravam uma tendência de crescimento dos serviços de delivery. Segundo o levantamento feito pela empresa Mobills, os gastos da população brasileira com aplicativos de entrega de comida tiveram um aumento de quase 95%, principalmente nos primeiros meses do ano. Isso significa que a projeção desse serviço sempre foi de alta, e isso chamou a atenção das empresas que oferecem serviços digitais.

Durante este ano, os serviços de delivery ficaram ainda mais comuns entre os comerciantes, principalmente de restaurantes e de centros comerciais. No comércio do Braço do Norte, por exemplo, o maior investimento em delivery começou em março e não parou até agora, pois foi uma das ferramentas mais importantes para enfrentar a crise econômica que atingiu o país. A tendência é que esse investimento permaneça alto nos próximos meses.

Ajuda dos smartphones

 

Um dos motivos desse crescimento dos serviços de entregas por aplicativos é a recente alta nas vendas de smartphones no Brasil. Segundo informações divulgadas no início do ano passado, o mercado de smartphones vendeu mais de 45 milhões de dispositivos e registrou um aumento nas vendas de 2,2%. Pode parecer pouco, mas é um aumento considerável, pois esses celulares são produtos de preços mais elevados.

Esse aumento de smartphones nas mãos dos brasileiros faz com que aplicativos e serviços móveis ganhem mais espaço na rotina das pessoas. Por exemplo, as redes sociais ficaram cada vez mais populares justamente por conta desses dispositivos, que podem ser usados para atualizar fotos, perfis, mensagens e qualquer outro serviço disponível nessas mídias interativas. Os jogos online também ganharam o mesmo espaço, principalmente com os aplicativos de cassino online desenhados especialmente para apostar pelo smartphone. Algo comum em jogos móveis, na verdade, pois é um dos mercados que cresce rapidamente no Brasil e no mundo. As lojas virtuais de aplicativos costumam ser recheadas com jogos digitais de todos os estilos e categorias possíveis.

Assim, é inegável perceber que o número de pessoas com esses aparelhos faz com que os serviços digitais ganhem espaço no mercado. O delivery de comida é um dos que mais conseguiu destaque, pois é um serviço diferenciado e cada vez mais chamativo. Em 2020, por exemplo, o uso desses aplicativos bateu recordes e mostrou que pode se transformar em algo constante na vida dos brasileiros e, principalmente agora, dos catarinenses.

99 Food busca espaço

Desde que foi vendida para a chinesa DiDi Chuxing, a empresa 99 começou a se expandir ainda mais no mercado brasileiro. Além do serviço de delivery, que nasceu em 2019, o conglomerado também possui outros produtos digitais voltados para o transporte privado das pessoas, como a 99 Taxi, a 99 POP e a 99 Comfort. Ou seja, é uma empresa com força e reputação suficiente para buscar mais espaço.

Com a chegada em Florianópolis, a 99 Food deve encontrar dificuldade para enfrentar o Ifood e o Uber Eats, que dominam o mercado local. Entretanto, para o consumidor, a notícia é excelente e significa maior concorrência entre estes serviços. Assim, é possível que em 2021 seja cada vez mais comum a realização de algumas promoções, ofertas e ações publicitárias dessas três empresas.

A 99 Food deu o primeiro passo para entrar na economia de Santa Catarina, e o sucesso em Florianópolis pode definir a expansão do aplicativo no estado. Os bons números que possui em São Paulo, e em várias outras cidades, mostram que existe potencial para que as coisas funcionem bem desde o começo. Entretanto, para conseguir isso, a empresa vai precisar investir forte e conquistar o catarinense que gosta de pedir comida em casa.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul

Fonte: Unsplash