Eleições: dez candidatos concorrem ao governo de Santa Catarina. Veja quem é quem

#ParaTodosVerem Na foto, o prédio do centro administrativo do Governo de Santa Catarina
- Foto: Governo de Santa Catarina | Divulgação

A Justiça Eleitoral recebeu mais de 28 mil registros de candidaturas para as eleições de outubro e campanha inicia oficialmente nesta terça-feira (16). Foram recebidos 12 registros de candidaturas à Presidência e 12 a vice-presidente; 223 para governador e vice-governador, 234 para senador, 10.297 para deputado federal, 16.285 para deputado estadual e 591 para deputado distrital. O primeiro turno do certame será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.

Eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será realizado no dia 30 de outubro. Em Santa Catarina, dez candidatos concorrem ao cargo de governador, o mesmo número registrado em Minas Gerais e São Paulo. Apenas dois Estados possuem número de concorrentes maior: Pernambuco, com 11 candidaturas, e o Distrito Federal, com 12 pleiteantes. O Estado catarinense também terá 11 candidatos ao Senado, 307 a Deputado Federal e outros 606 pessoas concorrerão a uma vaga na Assembleia Legislativa. Abaixo, quem é quem na corrida pelo cargo máximo: o de governador. Confira o perfil de cada um candidatos:

  • Alex Alano (PSTU)
    Tem 47 anos e é nascido em Criciúma. Formado em filosofia, é professor da rede pública estadual de ensino há mais de 14 anos. É ativista sindical e político, participou de manifestações contra ataques aos direitos trabalhistas, ambientais, sociais e das minorias. Alex é casado e tem dois filhos. Propõe um programa socialista e revolucionário para Santa Catarina. A candidata a vice é a professora Gabriela Santetti, do mesmo partido.
  • Carlos Moisés (Republicanos)
    Tem 55 anos, é natural de Florianópolis. Coronel da reserva do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina, comandou o Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão por 18 anos. É bacharel em direito e mestre em direito constitucional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), onde foi professor de direito administrativo e constitucional. É casado com Kesia Martins da Silva e tem duas filhas. Seu primeiro cargo político foi nas eleições de 2018, quando foi eleito governador de Santa Catarina. O candidato a vice é o empresário Udo Döhler (MDB), ex-prefeito de Joinville.
  • Décio Nery de Lima (PT)
    Tem 61 anos, é nascido em Itajaí e está em seu terceiro mandato como deputado federal pelo Estado de Santa Catarina. É formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e em ciências sociais pela Fundação de Ensino do Pólo Geoeducacional do Vale do Itajaí. Foi prefeito de Blumenau. Casou-se com Ana Paula Lima, com quem tem dois filhos. A candidata a vice é a empresária Bia Vargas, do PSB.
  • Esperidião Amin (PP)
    Tem 74 anos, é de Florianópolis e é atualmente senador. É formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e em administração pela Escola Superior de Administração e Gerência. Já foi diretor de administração da Secretaria de Estado de Educação e Cultura, prefeito de Florianópolis, deputado federal e governador catarinense. O candidato a vice na chapa é o advogado Dalírio Beber (PSDB).
  • Gean Loureiro (União Brasil)
    Tem 49 anos, é nascido em Florianópolis, é formado em administração e direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e mestre em engenharia de produção. Eleito cinco vezes vereador em Florianópolis, já foi deputado estadual e federal. Prefeito reeleito de Florianópolis, deixou o cargo para se candidatar a governador. Casado com Cíntia de Queiroz Loureiro, tem quatro filhas. O candidato a vice é o empresário Eron Giordani, do mesmo partido.
  • Jorge Boeira (PDT)
    Tem 66 anos, nasceu em Vacaria (RS), é formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina e foi docente da Escola Técnica Federal de Santa Catarina. Foi deputado federal por quatro mandatos. Também foi gerente de projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Casou-se com Angela Boeira, com quem tem duas filhas. O candidato a vice é o advogado Adilson Buzzi, de Joinville.
  • Jorginho Mello (PL)
    Tem 66 anos, nascido na cidade de Ibicaré, foi vereador em Herval d’Oeste, deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, governador interino do Estado e duas vezes deputado federal. Está no segundo ano de mandato como senador. Formado em direito e estudos sociais, foi gerente e diretor do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc). A candidata a vice é a delegada Marilisa Boehm, também do PL.
  • Leandro Borges (PCO)
    Tem 31 anos, é marceneiro e é nascido em Cascavel, no Paraná. É a primeira vez que disputa o Governo do Estado. Jair Fernandes de Aguiar Ramos, de Blumenau, é o candidato a vice governador pelo partido.
  • Odair Tramontin (Novo)
    Tem 60 anos, natural de Campo Erê (SC), é filho de lavradores e pai de dois filhos. É formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, especializado em direito penal e processual penal. É mestre em Ciências Jurídicas e professor na Universidade Regional de Blumenau. É promotor de Justiça. O candidato a vice é o administrador Ricardo Althoff (Novo).
  • Ralf Zimmer (Pros)
    Tem 43 anos, é natural de Chapecó e é defensor público em Santa Catarina. Ele foi defensor Público Geral entre 2016-2018. É a primeira vez que concorre ao cargo de governador e forma chapa pura coma empresária Ana Lúcia Meotti, da mesma sigla.

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul