COGNIÇÃO E LINGUAGENS

Nosso convidado desta semana, é o Prof. Dr. Fábio José Rauen, uma pessoa inquieta e sempre à procura de inovações em seu campo do saber. Nascido em Rio Negro (PR) é esposo de Veridiane e pai de Bárbara. 

No âmbito profissional vem dedicando sua atenção acadêmica a dois temas de pesquisa – os estudos pragmático-cognitivos sobre as diversas linguagens humanas e os estudos sobre a redação de trabalhos científicos – além, é claro, à gestão do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, que coordena até hoje. 

Professor da Unisul há vinte anos, veio a Tubarão coordenar a implantação do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É formado em Letras Português/Inglês (1986) pela Funorte, especialista em Língua Portuguesa pela UFPR, Mestre e Doutor em Linguística pela UFSC e pós-doutor em Linguística pela PUCRS. 

Além de aulas, orientações, cursos e palestras, Rauen já publicou cinco livros, incluindo “Roteiros de Iniciação Científica”, de 2015, um verdadeiro tratado com quase 700 páginas que aborda desde a concepção da pesquisa até sua apresentação em banca avaliadora. “Uma formação qualificada em pesquisa científica é como um divisor de águas que verdadeiramente distingue o ensino superior”, argumenta. 

Já o interesse pela Pragmática Cognitiva é um pouco mais recente. Desde os anos 2000, Rauen vem investigando como os seres humanos processam cognitivamente a linguagem, assumindo a hipótese de que a atenção humana é direcionada à relevância dos estímulos comunicacionais. 

Seguindo os fundamentos da teoria da relevância, os trabalhos produzidos ou orientados pelo pesquisador assumem que os seres humanos são incapazes de prestar atenção à totalidade dos estímulos do ambiente e, justamente por isso, selecionam apenas os estímulos que consideram relevantes, ou seja, aqueles que potencialmente fornecem o máximo de ganhos cognitivos com o mínimo de esforço justificável. 

Líder do Grupo de Pesquisas em Pragmática Cognitiva, Rauen produziu um grande avanço nesses estudos em 2014, ao propor uma teoria própria sobre a ação humana: a teoria de conciliação de metas. Conforme sua teoria, a ação humana é motivada por metas, que são estados de realidade projetados no futuro. A partir disso, os seres humanos elaboram hipóteses abdutivas, associando ações antecedentes no presente com as quais pretendem atingir essas metas projetadas. 

No contexto dessas hipóteses, executam as ações e verificam se os resultados se conciliam com os estados projetados. O modelo desenvolvido por Rauen tem sido aplicado com êxito para descrever e explicar planos de ação intencional em vários campos do saber. “Intervenções de ensino e de gestão podem ser descritas e explicadas a partir desse modelo”, exemplifica o autor. 

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, por sua vez, é a menina dos olhos do professor. Com um seleto grupo de 16 renomados pesquisadores e atualmente com 80 estudantes, o Programa é parte relevante da história da Unisul. 

Ele abriga o primeiro curso de Mestrado e o primeiro curso de Doutorado da Unisul recomendado pela Capes, três periódicos científicos altamente qualificados e consolidada experiência na promoção de eventos científicos. “Mais recentemente, foi também o primeiro Programa da Universidade a receber a nota 5 da Capes, referendando a excelência nacional de sua formação”, comemora Rauen. 

Você sabia?

Que o Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem atua em Tubarão desde 1999 e desde 2001 na grande Florianópolis. O Programa já formou 362 mestres e 78 doutores das mais variadas formações acadêmicas nesses 20 anos. São mais de 400 profissionais altamente qualificados atuando em Universidades, Escolas, Institutos e Iniciativa Privada de todo o Brasil. 

Que a Revista Linguagem em (Dis)curso, coeditada por Rauen, está classificada no mais alto extrato do Qualis Capes (A1) e está abrigada na Base Scielo Brasil. O periódico já publicou 19 volumes, 55 fascículos e 654 artigos científicos desde 2000.

Fique atento!

O Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem estuda como as linguagens afetam todas as áreas do conhecimento e pode ser cursado por estudantes de todas as formações. Os estudos se concentram em torno de processos textuais, discursivos e culturais em duas linhas de pesquisa: texto e discurso e linguagem e cultura. Inscrições para novas turmas ocorrem em março e abril com início das aulas programado para agosto. Mais informações: linguagem.unisul.br ou no telefone (48) 3621-3369.