Apaixonados por gatos: atenção aos alimentos proibidos

Segundo dados do IBGE, são cerca de 52 milhões de pets no país, o que deixa o Brasil no quarto lugar em número de população de animais de estimação. Estima-se que sejam 22 milhões de gatos nos lares brasileiros. Excêntricos por natureza, os felinos já foram animais sagrados no antigo Egito. Ao longo dos tempos, outras nações também adotaram os gatos como animais de estimação e isso fez com que eles fossem domesticados, claro, sem perder a personalidade forte.
Para os apaixonados por gatos e para quem deseja adotar um, a especialista da Hercosul Alimentos, Paula Genuíno, alerta para alguns alimentos proibidos para esses animais:
Leite: “Os desenhos animados sempre mostraram gatos ao lado de uma tigelinha de leite, isso acabou virando quase cultural. Porém, tanto o leite como seus derivados fazem muito mal ao bichano”, diz Paula.
Os filhotes consomem o leite produzido por suas mães, e a composição desse alimento se modifica de acordo com cada espécie. Além disso, cães e gatos têm enzimas específicas que aproveitam o leite apenas até certa idade.
Carne vermelha crua: “A carne crua é um dos alimentos preferidos dos gatos e certamente eles insistirão para que o tutor alimente-os com os restos do bife preparado para o almoço. No entanto, esses alimentos podem causar sérias doenças como a toxoplasmose, por exemplo”, explica Paula.
Uva: Alguns animais podem ter curiosidade por essa fruta, mas ela é considerada uma das mais perigosas para os gatos. “A uva pode ocasionar sérios problemas nos rins, levando o animal a uma crise de insuficiência renal aguda”, completa.
Carboidratos: Pães, arroz, massas e demais alimentos que se enquadram no grupo dos carboidratos causam alergias sérias nos felinos, além de comprometerem órgãos vitais como fígado e rins.
Café: Café e qualquer outro alimento estimulante não devem ser oferecidos aos gatos, pois são tóxicos ao extremo para a espécie. O chocolate, por exemplo, que também é considerado estimulante, tem a metilxantina – que faz com que os felinos percam os fluidos corporais.

Alimentação ideal
O mercado está preparado para oferecer alimentos de qualidade para todos os tipos de animais, espécies, idades e características específicas. Petiscos e comidas úmidas também completam a lista.
“Os alimentos específicos para animais de estimação são feitos com produtos frescos e com componentes, vitaminas e tudo mais de que eles precisam na quantidade certa para garantir o total funcionamento do corpo. Escolher um alimento de qualidade é garantir que os gatos estarão nutricionalmente completos. Converse com o veterinário e veja quais as indicações que ele sugere para o seu pet, essa é a melhor forma de cuidar do seu bichinho. Estimule sempre o consumo de água, deixando-a bem fresca à sua disposição, e inclua alimentos úmidos na rotina alimentar”, indica.

Destaque da semana!

Foto 001
Aumigos, o destaque desta semana é a Tchutchuca, uma vira-latinha muito charmosa de apenas seis meses de vida. Seu papai Marcello Stockler me contou que ela é muito carinhosa e ama dar voltinha de carro. Oh fofura.

Foto 002
Pessoal, esta cachorrinha foi atropelada e ficou quatro dias em um mato, passando frio, cozinhando ao sol escaldante, sem comida, sem água e sem nenhuma medicação. Foi resgatada e levada à clínica Aus Pet para fazer exames. Lá foi constatado que ela quebrou o fêmur e tíbia. Já operou a tíbia e, daqui alguns dias, quando conseguir colocar uma das patinhas no chão (a que não quebrou ela não apoia), fará cirurgia no fêmur. O valor das despesas até o momento é de R$ 1.730,00. Quem quiser ajudar pode passar na Aus Pet e deixar sua contribuição em nome de Gisele Michels ou depositar na conta da Beatriz Costa Koenig: Banco do Brasil, Agência: 5255-8, Conta: 5328417-8, Variação 51.

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um email para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram @pipaminhavidadecao, Facebook www.facebook.com/minhavidadecao e Snap Minhavidadecao.

Ajude a manter essas vidas
Infelizmente a velocidade para doar cães e gatos não é a mesma das contas vencendo. Então, venho aqui para pedir a ajuda de vocês. A Ivania é uma cuidadora muito dedicada e empenhada pelos seus aumigos. Ela precisa de 80 pessoas para apadrinhar um aumigo com o valor de R$ 50.00 mensais até que o afilhado ou afilhada seja doado ou vire estrelinha. Precisa também de doação de ração. Nos álbuns dela no Facebook há fotos de quase todos eles, e você pode escolher o seu afilhado. Sem ajuda ela não consegue dar a eles uma vida digna. Entre em contato com a Ivania pelo Whatsapp  48-99996-3059 ou pelo Facebook Ivania Beatriz Pires Camargo. Ou efetue um depósito na Caixa, Agência 0410, Operação 013, Conta número 15936-1. Unidos somos mais.

Dicas
Se você puder colocar água e ração a um cão de rua, faça. É uma iniciativa que infelizmente poucos têm, mas que salva a vidinha destes anjos de quatro patas. Com os dias mais frios que estamos tendo, as ONGs precisam de doações de caminhas, casinhas e ração, pois nossos peludos também sentem sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor.  Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas.