Inovar, criar, estimular, experimentar: onde está a ithaca do empreendedor?

Há pessoas que inspiram nossas vidas por suas experiências, pelas suas capacidades de nos estimular a acreditar que somos capazes de fazer aquilo que duvidamos ser possível, pela simplicidade ou complexidade de suas criações e pelo poder de gerar ideias e soluções inovadoras. Inovar, criar, estimular e experimentar são algumas das virtudes dos empreendedores, pessoas, em todos os níveis de formação, de todas as idades e de todos os lugares que acreditam que suas ideias satisfarão suas necessidades, as de outros ou, até criarão novas necessidades. Muitos empreendedores investem tempo, emoções e dinheiro em propostas que a maioria das pessoas não acredita. Observe que há alguém próximo a você, um amigo ou quem sabe o pai, a mãe, um irmão, uma tia, um professor, que tem a imaginação que parece em ebulição.

Outras vezes você se sente assim e pensa por quê os outros não querem ou não tem disponibilidade de compartilhar de sua vontade de fazer algo (empreendedores sociais sofrem muito deste sentimento). Muitas vezes a força de uns, impulsiona os outros, tive professores na universidade que são o exemplo disto e destaco o professor Ismael Pedro Bortoluzzi e a professora Maria Lúcia Soares Cochlar.

Olhar o que motiva estes indivíduos empreendedores especiais é como aplacar nossos medos, limitações e sentimentos de incompletude. Se você quer ouvir, algo que possa explicar um pouco da jornada de um empreendedor, junte um poema épico, uma voz forte e uma música de encher a alma.

Minha sugestão é o poema Ithaca do poeta grego Constantine Peter Cavafy escrito em 1911.

Provavelmente, muitos dos que leem este texto nunca ouviram falar deste poeta, mas sabem quem são Sean Connery e Evángelos Odysséas Papathanassíu (Vangelis).

O primeiro é um ator escocês, dono de uma voz ecoante, digna de um “James Bond” e o último é um músico grego e criador de peças musicais únicas, adotadas em filmes como “Blade runner” ou na série e TV “Cosmos”. Escreva no seu buscador da Internet preferido as palavras “Ithaca (Legendado em português)”, respire fundo, se concentre nas imagens e no texto. Os shows da narração e da música completam o cenário de contemplação. A tradução livre começa assim:

“Quando começares tua viagem para Ithaca, reza para que o caminho seja longo, cheio de aventura e de conhecimento” e em outro trecho,  descrevendo os medos, continua  “…você não os encontrará a menos que você os traga dentro da sua alma, a menos que sua alma os coloque diante de você…” e, falando das conquistas, enfatiza “…podem haver muitas manhãs de verão quando, com que prazer, que alegria, você entra nos portos, os quais vê pela primeira vez;…você pode parar nas estações comerciais fenícias para comprar coisas boas… e aprender novamente com quem sabe…” e traz a reflexão “…Mas não apresse a jornada. Melhor se durar anos, para que você esteja velho quando chegar à ilha, rico com tudo o que você ganhou no caminho, não esperando que Ithaca o faça rico…”.

Se estas palavras vibraram em você, certamente queres saber como termina o poema; o final deixo para os curiosos para que se fartem com a essência de uma jornada e descubram de onde vem a inspiração de um empreendedor.

Você sabia?
A segunda edição do Innovation Summit SC, ocorrerá nos próximo dias 10 e 11, na Arena Multiuso, em Tubarão. A iniciativa e organização é do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tubarão. O evento envolve universidades e escolas, empresas e o governo. O público são empresários, investidores, estudantes, governantes e todos aqueles que querem fazer parte do movimento empreendedor na região. Mais informações: https://minhaentrada.com.br/planos/isummit?gclid=CjwKCAjw2qHsBRAGEiwAMbPoDO4XYsCCqbWCTaR5HgLBF-P8nBzraa77e0xfdeg5SODODzN_jP-cPxoCZE4QAvD_BwE.

Fique atento!

Hoje e amanhã, a Unisul promove, no Espaço Integrado de Artes, em Tubarão, a Vitrine das profissões. Uma viagem por vários cursos de graduação, com a oportunidade de conversar com professores e alunos sobre as atuações profissionais em vários setores num ambiente descontraído e familiar. Mais informações: http://hoje.unisul.br/comecam-os-preparativos-para-a-vitrine-das-profissoes/.