A interdisciplinaridade da inovação e do empreendedorismo

A união de diferentes conhecimentos, habilidades e atitudes, o exercício da criatividade, da determinação, do pensamento consciente, são elementos que transformam os seres humanos e suas realidades, incentivando a reflexão sobre os problemas do mundo e promovendo o pensamento voltado a solução de problemas, proporcionando mudanças e impactos sociais.  
Acredita-se ser possível alterar a curva da estagnação econômica e social induzindo atividades que gerem inovações e agreguem valores econômicos e sociais (Dollinger).

Em várias profissões, é latente a transversalidade da inovação e do empreendedorismo, o que tem se perpetuado na academia; a cultura empreendedora, nos cursos de graduação, surge como uma educação diferenciada, buscando fortalecer a personalidade do aluno no sentido de preparar-lhe para um mercado dicotômico que demanda, ao mesmo tempo, um pensamento amplo e universal e uma individualização estimulada pela própria liberdade.

Uma das principais tarefas (atribuições) das universidades é concretizar as aspirações do futuro profissional do mercado em termos de conhecimento e preparação, formando profissionais capazes de alcançar seu maior potencial.

Assim, o desenvolvimento intelectual e o aprendizado, bem como os conhecimentos das habilitações técnicas e científicas, que emergem das universidades, devem também estar sintonizados com as demandas mais emergentes da sociedade contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida do homem. Portanto, é preciso ensinar o indivíduo a inovar, aproveitar as oportunidades e converter suas ideias em benefícios sociais.

A proposta é utilizar-se da interdisciplinaridade da inovação e do empreendedorismo como ferramenta pedagógica de internalização do ensinamento do perfil empreendedor e inovador, a fim de que possamos oferecer a sociedade um profissional capaz de atuar das e mais diversas formas. E é por isso que a Unisul é esta universidade inovadora e empreendedora, que promove e possibilita a seu aluno a transcendência do conhecimento, nas habilitações técnicas e científicas, mas também por meio dos diversos pilares relacionados ao ecossistema da inovação, como a AGETEC, CONNECTiLAB, espaços de coworking, UniParque, Incubadora CRIE, Incubadora Social (ITCP), Ilab, etc.

Você sabia?
A Unisul, em parceria com a Prefeitura de Tubarão, promoverá o Momento Connecti Programa Centelha: Capacitação para submissão de propostas. O evento ocorrerá amanhã, às 16h, no Bloco Pedagógico da Unisul, sala 224.

Fique atento!
O CNPq está recebendo propostas para a Chamada CNPq/MCTIC Nº 11/2019 – Feiras de Ciências e Mostras Científicas, que tem por objeto apoiar eventos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País, por meio da realização de Feiras de Ciências e Mostras Científicas em âmbito nacional, estadual/distrital e municipal, como instrumentos de popularização da ciência. Mais informações e cronograma:
http://cnpq.br/chamadas-publicas?p_p_id=resultadosportlet_WAR_resultadoscnpqportlet_INSTANCE_0ZaM&filtro=abertas&detalha=chamadaDivulgada&idDivulgacao=8842


“Quando a imensidão desse céu que nos protege parecer impossível de alcançar, respire e olhe para os pés. O sagrado pode estar na conexão entre o que há de mais elevado e a raiz de cada um de nós”. Mariana Sgarioni