A tecnologia da informação e o desenvolvimento regional sustentável

Foto: Andréa Alves da Rosa de Figueiredo, Luciana Flôr Correa e Vanessa de Oliveira/Divulgação/Notisul
Foto: Andréa Alves da Rosa de Figueiredo, Luciana Flôr Correa e Vanessa de Oliveira/Divulgação/Notisul

As empresas de tecnologia da informação estão em constante crescimento e podem exercer um importante papel para o desenvolvimento da sociedade, de modo que alavanque o desenvolvimento regional sustentável. O mercado de tecnologia da informação está cada vez mais competitivo, exigente e repleto de transformações. As empresas precisam saber gerenciar suas capacidades de forma eficaz adaptando-se às mudanças rapidamente, de modo a garantir a sobrevivência perante a concorrência do mercado. A tecnologia da informação é fundamental em qualquer negócio e o diferencial está na atitude, na agilidade em perceber oportunidades e viabilizá-las. A importância da tecnologia da informação no desenvolvimento regional se dá pela participação de fatores locais, nos processos de diagnósticos e de lançamentos de iniciativas comuns ou coordenadas entre si.

Segundo dados da (ABES, 2015) identifica-se, que no país cerca de 12.660 empresas dedicam-se ao desenvolvimento, produção, distribuição de software e de prestação de serviços no mercado nacional, sendo que 55% delas com atividade principal voltada para desenvolvimento e produção de software ou prestação de serviços. Daquelas que atuam no nicho de desenvolvimento e produção de software, cerca de 93% são classificadas como micro e pequenas empresas, quando analisadas pelo critério de número de funcionários. O grande número de micro empresas pressupõe que existe a atuação de organizações locais, que são formadas por sócios que residem na região de atuação da empresa, e que mais importante, essas empresas proporcionam renda e empregabilidade para a região, onde está inserida, o que acarreta em maior desenvolvimento.

Podemos verificar que o mundo vive em um período de profundas e rápidas mudanças. A tecnologia é um fator que está ajudando a mudar o cenário econômico mundial, criando um avanço contínuo da tecnologia da informação que acarreta em benefícios valiosos para toda a sociedade. No Brasil, as perspectivas de desenvolvimento da tecnologia da informação são imensas, mas ainda há barreiras que impedem a modernização e o pleno desenvolvimento dessa infra-estrutura no país. Os principais problemas que inibem esse desenvolvimento são de cunho estruturais e culturais. 

Você sabia?
Que a UNISUL possui desde 2009 uma Agência – AGETEC – que a partir da promoção e do desenvolvimento da inovação e do empreendedorismo, visa fomentar a geração e aplicação do conhecimento (CT&I) de forma articulada com o setor produtivo, governo e organizações sociais, visando à melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão e o crescimento social e econômico da comunidade? Maiores informações: (48) 3621-3360 ou acesse o site: http://www.unisul.br/wps/portal/home/pesquisa-e-inovacao/agetec/home.

Fique Atento!
Entre áreas de atuação que a engenharia dispõe, a geração de energia limpa se mostra como uma forte tendência. Além desta, se destaca a construção civil e tecnológica, segundo o estudo divulgado no Guia Salarial 2017 da consultoria Robert Half. A pesquisa aponta a engenharia entre as oito profissões com mais oportunidades de contratação no futuro. Para chegar ao resultado, mais de 100 diretores de recursos humanos foram entrevistados. Com aulas no Campus Tubarão e Grande Florianópolis, a Unisul oferta o curso de Engenharia Elétrica .Mais informações sobre o curso no site da Unisul.