A inovação não pode acontecer sem paixão

Foto: Divulgação/Notisul
Foto: Divulgação/Notisul

Seria irresponsável dizer que o planejamento e o lucro não devem estar sob o olhar atento de quem deseja inovar ou iniciar um negócio. Centenas de empresas tem suas atividades encerradas antes do primeiro ano de vida pela ausência desses elementos, portanto, eles são fundamentais. No entanto, outros fatores também são essenciais; e um deles é a paixão.

De acordo com Strickland, presidente da Manchester Bidwell Corporation, a paixão não o protegerá das dificuldades e problemas, mas lhe mostrará que nenhum fracasso é definitivo. Ou seja, ela é o combustível emocional que move e aprimora a sua visão sem deixá-lo desistir. É no que você se agarra quando é desafiado ou desprezado pelos “especialistas”. Por isso, esse é um ingrediente indispensável para o sucesso. O medo do fracasso pode sufocar o sonho e a chance de a pessoa viver uma experiência extraordinária. E a paixão é o modo pelo qual se supera esse medo. Cultive sua paixão; abrace-a, siga seu coração e não a multidão.

Quando você decide abrir um negócio num determinado ramo, simplesmente porque muitos estão se dando bem com isso, corre o risco de ficar entediado, levar uma vida insatisfeita, perder a energia e carregar um fardo. A inovação requer criatividade e energia. Gostar do que fazemos é o combustível que precisamos para continuar trabalhando, lutando, criando, acreditando. Quando estamos apaixonados pelo que fazemos, iluminamos o espaço por meio de nosso olhar, linguagem corporal, inflexão verbal. Mudamos o nosso mundo e, desse modo os mundos das pessoas com as quais convivemos. Assim, não desperdice seu tempo vivendo a vida dos outros, mantenha-se ávido, atento, sonhador e, sobretudo, apaixonado.

Você sabia?

A Unisul oferece inúmeras possibilidades de bolsas, descontos e benefícios para estudantes que desejam estudar na Universidade. Dentre as muitas possibilidades, as novidades são as Bolsas Sociais de 50% para estudantes com renda familiar de até cinco (5) salários mínimos brutos. Para concorrerem a essas bolsas os candidatos devem se inscrever, via Histórico Escolar no site da Unisul. Há também descontos para estudantes oriundos de escolas públicas, para quem provém de outras instituições, para acadêmicos que desejam retornar à Universidade e até para profissionais que querem realizar uma segunda graduação. Antes do início das aulas também serão ofertadas bolsas do Prouni e do Cebas ambas concedidas pelo Ministério da Educação. Mais informações: www.unisul.br .

Fique Atento!
O Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Centelha, irá oferecer mais de R$ 40 mil reais (por empresa contemplada) em subvenção (pela Finep e localmente pela FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), para ajudar os novos empreendedores a tirarem seus negócios do papel. O programa visa também contribuir para a ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, tais como incubadoras, aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos. O prazo das inscrições para empreendedores interessados deve iniciar ainda no primeiro semestre de 2019, por meio de chamada pública.