Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Todo dia é um excelente dia para promovermos a representatividade e o respeito, mas em especial nesta quinta-feira, 29 de agosto, comemoramos o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, um gostinho especial para elas, já que também temos no calendário o Dia do Orgulho Lésbico, lembrado no último 19 de agosto.
Essas datas são a representatividade de conquistas diárias de quem luta por coisas que deveriam vir ‘gratuitamente’, respeito, dignidade, visibilidade e uma vida livre de violência. Já conheci muita mulher especial e bacana sofrendo pela falta de aceitação social, não preciso falar que qualquer tipo de discriminação direcionada à orientação sexual se materializa, na rejeição dentro de casa, em assédios morais e até sexuais em locais públicos, na criação de medos e monstros dentro das pessoas afetadas diretamente por esse tipo de discriminação.
Se você acha que isso não é relevante com certeza nunca ouviu frases como estas: “Você é bonita demais para ser lésbica?”, “você é lésbica porque nunca teve um homem que te pegasse de jeito!”… Ou “por que você quer ficar agindo como um homem?” Mesmo eu, sendo heterossexual, já presenciei diálogos vergonhosos como este e precisei do meu mínimo de empatia para me entristecer com fato. Por favor amigas, insistiam em existir, desistam de desistir.