Você é convidado da audiência, hoje

O terreno onde o campus do IF-SC será construído já foi escolhido, fica no bairro Campestre  -  Foto:IF-SC/Divulgação/Notisul
O terreno onde o campus do IF-SC será construído já foi escolhido, fica no bairro Campestre - Foto:IF-SC/Divulgação/Notisul

Tubarão

 

A implantação do Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC) em Tubarão é uma realidade cada vez mais próxima. Hoje, mais um passo será dado. Uma audiência pública está marcada para ocorrer às 19 horas, no salão paroquial da igreja Santa Terezinha, no bairro Passagem.
 
E a presença da população é extremamente importante. O objetivo é começar a traçar os primeiros passos para definir quais cursos serão implantados na Cidade Azul. “Neste encontro, queremos ouvir a população para saber quais as necessidades locais. Vamos traçar um panorama geral e listar os cursos que a cidade tem mais carência”, convida o secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura, Celso Meneghel.
 
Mais audiências serão marcadas em outras localidades e um estudo bem detalhado deve ser feito. “O instituto preocupa-se, inclusive, em não trazer cursos que já sejam oferecidos por outras instituições de ensino de Tubarão”, destaca Celso.
 
A intenção é oferecer cursos técnicos e superiores que prepararem mão-de-obra específica para o mercado de trabalho. 
 
O IF-SC disponibiliza cursos de qualificação e técnicos na modalidade jovens e adultos. Também são oferecidos superiores de tecnologia, bacharelado e licenciatura, além de técnicos integrados ao ensino médio. Quem não possui tempo para aulas presenciais pode aproveitar as modalidades à distância.
 
O projeto do instituto
A instalação de uma unidade do Instituto Federal de Santa catarina (IF-SC) em Tubarão terá custo superior a R$ 8 milhões. Deste total, R$ 3 milhões são de uma emenda parlamentar do deputado federal Jorge Boeira (PSD). O Ministério da Educação bancará o restante. 
A obra integra a terceira etapa do Plano de Expansão da Rede Federal de Ensino Tecnológico, do governo federal. A verba já está disponível. A parte da prefeitura diz respeito à abertura do acesso (ligação da rua Lauro Müller com a rodovia Aggeu Medeiros, na beira rio), implantação do sistema de energia elétrica, água e esgotamento sanitário, além da terraplanagem da área escolhida.
A previsão é que pelo menos 1,2 mil alunos estudem no campus. Cerca de 50% dos cursos deve ser para formação técnicos, 10% para educação de jovens e adultos, 20% para a geração de professores e 20% para cursos de pós-graduação. Além dos cursos técnicos com duração de dois a três anos, o instituto deve oferecer qualificação profissional. Também, mais tarde, será feito um concurso público para a contratação de 50 professores e de 60 funcionários para a administração.