Usina de Asfalto para atender municípios da AMREC é inaugurada em Forquilhinha

A Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-AMREC) foi inaugurada nesta sexta-feira, 15, em Forquilhinha, com a presença do governador do Estado, Jorginho Mello, de autoridades e membros da AMREC.

O empreendimento representou um investimento de quase R$ R$ 8,7 milhões e foi possível a partir de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a CIM-AMREC. O valor foi destinado principalmente para a aquisição de equipamentos, incluindo uma usina de asfalto quente móvel, um silo para emulsão asfáltica, uma pá carregadeira sobre rodas e caminhões para espalhar, transporte de pessoal, pintura e sinalização.

O governador Jorginho Mello pontuou que a ação demonstra o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura da região. “É uma conquista dos prefeitos desses três municípios, liderado através do CIM, o consórcio. Vai resultar uma economia extraordinária, você vai poder reduzir à metade do custo do que custa uma empresa convencional para fazer um asfalto. Não tenho dúvida que os municípios envolvidos vão ser muito beneficiados. Vão ter condições de melhorar a trafegabilidade, a mobilidade. Todo mundo quer uma estradinha melhor, não quer buraco, não quer terra, não quer poeira. E os prefeitos estão de parabéns”.

O terreno com 12 mil metros quadrados fica localizado na Rodovia 476, no Bairro São Gabriel e vai atender, além da cidade, os municípios de Nova Veneza e Maracajá.

“Essa Usina é de fundamental importância para Santa Catarina e as necessidades infraestruturais do nosso estado, neste caso, sobretudo na região da Amrec”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.

Para garantir que a usina esteja operando adequadamente, o maquinário está sendo testado e os funcionários treinados. Espera-se que na próxima semana a usina já esteja em pleno funcionamento. Durante a inauguração, foi realizada uma usinagem para demonstração ao governador.

Com a usina será possível dar mais agilidade à manutenção das vias públicas urbanas e rurais e reduzir os custos de asfaltamento. A usina terá uma capacidade para 120 toneladas por hora de pavimentação.

“Nós queremos agradecer ao governador Jorginho Mello por essa parceria do Estado. O que vai fazer com que a gente consiga realizar pavimentação asfáltica trazendo qualidade de vida pra população. E essa usina vai fazer com que a gente consiga fazer mais com muito menos”, disse o prefeito de Forquilhinha, José Claudio Gonçalves.

O prefeito de Maracajá, Aníbal Brambila, destacou a diminuição nos custos que a usina vai trazer para os municípios. “Não tenho dúvida que vai ter uma boa economia. A cidade muda, por que quem que não quer um asfalto? Tira a poeira, favorece, valoriza aquela localidade”

Com a usina também será possível dar mais agilidade à manutenção das vias públicas urbanas e rurais, como lembrou o prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo. “Isso vai colaborar muito no nosso trabalho no dia a dia. Vai conseguir agilizar as obras fazendo as coisas acontecerem mais rápido. E com várias utilidades: vamos conseguir pavimentar mais quilômetros de estrada dentro do nosso município. Vamos conseguir recuperar com mais facilidade também as nossas estradas da mesma forma”.

O presidente do CIM-AMREC e prefeito de Cocal do Sul, Fernando De Faveri, garante que o grupo segue buscando o desenvolvimento da Região Carbonífera e destacou a ajuda do governo estadual. “A parceria do governo do estado com os três municípios juntando a estrutura do consórcio faz com que esse investimento chegue à Forquilhinha e depois seja direcionado ao cidadão, que é a pessoa que precisa dos investimentos que serão feitos”