Urgências já podem ser atendidas

A autorização que credencia o HNSC a realizar os procedimentos cardíacos, assinada em 12 de novembro, foi bastante comemorada
A autorização que credencia o HNSC a realizar os procedimentos cardíacos, assinada em 12 de novembro, foi bastante comemorada

Priscila Loch
Tubarão

 
Apesar de ainda não ter o credenciamento do Ministério da Saúde, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, já está autorizado a realizar procedimentos cardíacos pelo SUS. Por enquanto, apenas os atendimentos de urgência e emergência serão atendidos, revela o gerente regional de saúde, Dalton Marcon.
 
Um único paciente foi atendido até o momento, um senhor que já estava internado e precisou ser submetido a uma angioplastia, na última sexta-feira. Um levantamento será feito até o fim desta semana para contabilizar quantos casos estão na fila de espera. Os dados serão fornecidos pelos municípios.
 
“O credenciamento deve sair em janeiro. Enquanto isso, as urgências serão bancadas pelo estado. O processo está se encaminhando muito bem”, salienta Dalton, que esteve ontem em Florianópolis para entregar na secretaria de estado da saúde parte da documentação necessária, que será encaminhada ao MS.
 
O HNSC, maior hospital catarinense em número de leitos pelo SUS, atenderá pacientes de toda a região de Tubarão e também de Araranguá. No sul do estado, o serviço também é oferecido em Criciúma, onde a suspensão chegou a ser anunciada.
 
A autorização do governo do estado que credencia a instituição de saúde foi assinada na manhã do último dia 12, em solenidade com a presença do governador em exercício, Eduardo Moreira. “Estamos muito felizes em poder oferecer este tipo de atendimento, uma antiga necessidade”, acrescenta Dalton.