Túnel do Morro do Formigão ganha forma

Até o fim da construção do túnel, os motoristas devem ter atenção redobrada quanto à movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras  -  Foto:Muriel Albonico/Dnit/Divulgação/Notisul
Até o fim da construção do túnel, os motoristas devem ter atenção redobrada quanto à movimentação intensa de trabalhadores e de equipamentos alocados nas frentes de obras - Foto:Muriel Albonico/Dnit/Divulgação/Notisul

Tubarão

Por fora do túnel do Morro do Formigão, em Tubarão, já dá de visualizar os avanços na obra. O consórcio JDantas-Novatecna, contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), para execução do empreendimento, concentra trabalhos de elevação de talude para composição dos acessos norte e sul à galeria. A evolução dessa etapa de obra está mais visível no emboque sul, onde as rochas escavadas durante as detonações foram empregadas na composição do pavimento, com reaproveitamento do material extraído do interior do maciço rochoso.

O túnel faz parte da segunda fase de obras para duplicação da BR-101 sul, junto da ponte e do lote 1 de travessia urbana, em Laguna. O Dnit agiliza os trâmites para execução das obras complementares ao túnel, e já contratou o consórcio de empresas para adequação da ponte pertencente ao traçado antigo sobre o rio Tubarão. Além disso, prepara a licitação do viaduto de acesso ao Sertão dos Corrêa.

A construção do túnel do Morro do Formigão é a quarta obra para transposição de maciços rochosos. Outras três estão concluídas e liberadas ao tráfego, dentro das obras de duplicação da BR-101 sul trecho Palhoça/Osório (RS).

Os dois primeiros túneis, com 1.841 metros de extensão cada, foram liberados em dezembro de 2010, estão localizados entre o quilômetro 67,460 e o 69,297, em Máquine, no Rio Grande do Sul. O terceiro túnel está localizado no quilômetro 257,2, no Morro Agudo, em Paulo Lopes. Esta galeria tem 1.014 metros de extensão.

Pedestres devem evitar frentes de obras
As frentes de obras no Morro do Formigão, em Tubarão, foram unidas em abril e as detonações terminaram em junho. O empreendimento segue em ritmo acelerado. Por isso, pedestres devem evitar as obras nos emboques norte e sul. A entrada é proibida, pois ainda há movimentação de trabalhadores e equipamentos pesados, expondo as pessoas não autorizadas ao risco de acidentes.
É possível cruzar do emboque sem a necessidade de acesso à BR-101, mas, por enquanto, a travessia somente é permitida para os trabalhadores envolvidos na obra. Para os pedestres, o Dnit recomenda que a circulação seja feita pela avenida Marechal Deodoro, que corta o bairro Fábio Silva, em Tubarão. O segmento da rodovia federal, entre os quilômetros 337 ao 339 tem pista simples, com fluxo de veículos em sentido duplo.