Tubarão sedia curso de resgate em águas

Com aulas teóricas e práticas, o curso tem certificação internacional.
Com aulas teóricas e práticas, o curso tem certificação internacional.

Mirna Graciela
Tubarão

Bombeiros militares de Santa Catarina participam, a partir de hoje, em Tubarão, do curso de resgate em águas rápidas. O objetivo é capacitá-los para técnicas de resgate em correntezas, indispensáveis no atendimento a desastres naturais, como enchentes, por exemplo, e nos salvamento em rios, com a utilização de embarcações e equipamentos apropriados.

O treinamento, com aulas teóricas e práticas, terá duração de 15 dias com 200 horas/aula, e contará com 12 profissionais dos batalhões das regiões de Blumenau, São Miguel do Oeste, Chapecó e Curitibanos.

“Este ano são quatro cursos na cidade. Este é o segundo. É uma novidade porque tem certificação internacional, já que trata-se de um curso padrão, fornecido nos Estados Unidos”, detalha o 2º tenente Rafael Fortunato Camilo, do Corpo de Bombeiros de Tubarão.

A Cidade Azul, inclusive, tornou-se uma preferência para o treinamento. Isto porque o instrutor responsável pelo conteúdo, Thomas Schoner, esteve no município no último curso e não abriu mão de retornar. O motivo: Tubarão apresenta condições propícias ideais à prática.

O curso é promovido em parceria com a empresa Água Selvagem, que é a representante brasileira da Rescue 3 International, entidade fundada na Califórnia há 30 anos, especializada em treinamentos de resgates aquáticos.