Tubarão não terá ronda programada

Como não foi realizado o curso de formação da PM e nenhum homem foi deslocado para Tubarão este ano, o serviço de ronda programada precisou ser extinguido por conta da falta de efetivo.
Como não foi realizado o curso de formação da PM e nenhum homem foi deslocado para Tubarão este ano, o serviço de ronda programada precisou ser extinguido por conta da falta de efetivo.

Karen Novochadlo
Tubarão

A ronda programada, um serviço disponibilizado há anos pela Polícia Militar (PM) de Tubarão durante as festas de fim de ano e a temporada de verão, não será mais realizado no município. No ano passado o mesmo ocorreu. Segundo o comandante do 5º Batalhão da PM, major Flávio Knabben, a falta de efetivo é a principal razão.
“Iríamos fornecer um serviço sem poder cumprir o objetivo central. É por isso que resolvemos extinguir a ronda programada a partir deste ano”, lamenta o major. Parte do efetivo de Tubarão será deslocado às praias. Além disso, há um número considerável de policias que irão se aposentar.
Desta forma, o contingente já insuficiente – hoje são 172 policias militares no 5º Batalhão – ficará ainda mais reduzido. Mesmo assim, garante o comandante, as rondas feitas normalmente durante o ano seguirão durante o período do verão.
 

O programa de ronda programada faz parte da Operação Veraneio da PM. Em alguns municípios, contudo, o serviço continuará a ser disponibilizado. É o caso de Rio Fortuna. Lá, o projeto Viagem Segura inicia neste fim de ano e prossegue durante janeiro e fevereiro.
Para se inscrever, basta levar um comprovante de residência a sede da PM no município (na rua Jorge Lacerda, no centro da cidade), de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O cadastro é gratuito, assim como todo o serviço.

Dicas de segurança

Com a chegada das férias de verão, muitas pessoas “mudam-se” para as praias e as casas, na cidade, ficam vazias. Um prato cheio para os criminosos. Apesar da PM, este ano, não poder disponibilizar o serviço de ronda programada, procurar seguir as dicas do 5º Batalhão não é má ideia. Veja algumas:

• Quando viajar, fique atento aos detalhes.
• Não espalhe para a vizinhança quantos dias irá ficar fora.
• Peça para um amigo que olhe periodicamente a sua casa e recolha a correspodência.
• Instale um sensor para acender as luzes quando escurece.
• Carregue seu carro dentro da garagem para que estranhos não vejam que irá viajar.
• Reforce as fechaduras.
• Se for possível, instale um alarme.