Treze toneladas de peixe são apreendidas

Os peixes apreendidos foram pescados de forma irregular por um barco que já estava sendo monitorado pelo Ibama  -  Foto:Geraldo Gê/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul
Os peixes apreendidos foram pescados de forma irregular por um barco que já estava sendo monitorado pelo Ibama - Foto:Geraldo Gê/Prefeitura de Laguna/Divulgação/Notisul

Laguna

Treze mil quilos de peixe foram apreendidos nesta sexta-feira, no porto pesqueiro de Laguna. As espécies de pescado e corvinota confiscadas agora farão parte da mesa de famílias atendidas por entidades filantrópicas do município, após a ação que coibiu os infratores. 

A operação da 3ª Companhia da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na abordagem e apreensão de um barco de pesca, no qual os tripulantes exerciam atividades na modalidade de emalhe, método proibido dentro das quatro milhas náuticas, por usar longas redes dispostas por muito tempo no mar, para captura de peixes. 

A embarcação da Cidade Juliana era monitorada pelo Ibama desde o Rio Grande do Sul, onde já infringia a distância permitida para o exercício do trabalho.

A abordagem aconteceu no atracamento da embarcação no Porto de Laguna. Os responsáveis pela embarcação e pela atividade ilegal, além de sofrerem uma multa no valor de R$ 275.900,00, responderão administrativamente e penalmente, conforme a Lei de Crimes Ambientais.  

Doações
Os peixes foram distribuídos para o projeto Mesa Brasil e para a Fundação Irmã Vera, além de outros locais como o Hospital de Caridade Nosso Senhor Bom Jesus dos Passos, o Asilo São Vicente, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Cultural, Social e Terapêutica da Região da Amurel (Acustra), Instituto Social Ágape, Nascer de Novo e a Casa da Sopa.