Trecho da BR-470 é interditado em Rio do Sul por conta de uma fenda aberta pelas chuvas

Imagem mostra estrago feito pelas chuvas na BR 470, com ruptura completa do asfalto, Interdição é nos dois sentidos.
Casal que caiu de carro no buraco aberto por deslizamento na BR 470, em Rio do Sul, consegue deixar o local com os próprios meios. Rodovia federal está interditada.

A BR-470 está bloqueada no quilômetro 143, em Rio do Sul. A pista cedeu abrindo uma cratera por conta das fortes e intensas chuvas que atingem a região desde a terça-feira, dia 13. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, de Trombudo Central, foi acionada para, em apoio à PRF, sinalizar o trecho da rodovia federal, próximo ao trevo de acesso ao Bairro Canoas.

No trecho entre Agronômica e Rio do Sul um veículo do DNIT sinalizava e orientava os desde os primeiros momentos após a ruptura do asfalto. A PRF encontrava-se próximo ao trevo gerenciando a situação.

A Secretaria de Estado da Infraestrutura, com informações do superintendência regional e da Prefeitura de Rio do Sul, informa rotas alternativas à BR-470:

  • No sentido Oeste para o Leste, a entrada é pelo trevo de Laurentino, no sentido bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. Passa também pelos bairros Budag e Canoas, chegando no Trevo de acesso a BR 470. Não recomendado para veículos pesados. Para o sentido Leste – Oeste, uso no sentido contrário.
  • Entrada no trevo de Laurentino, no sentido Laurentino, passando pela Serra Tomio em direção a Rio do Sul, saindo nas imediações do trevo do Fundo Canoas/Progresso. Não recomendada para veículos pesados.
  • Trânsito de caminhões pesados devem dar preferência por utilizar a BR-282.

A Prefeitura de Rio do Sul decretou a proibição do tráfego de veículos com peso superior a 40 toneladas pelos bairros Centro, Budag, Barragem e Barra do Trombudo. A Guarda Municipal garante a fiscalização nestes locais.

Durante o deslizamento da BR 470, no quilômetro 143, um veículo foi tragado pelo buraco e foi ao fundo da cratera. Foi acionada uma ambulância de Rio do Sul para socorrer um casal de idosos que estava no veículo.

Imagem mostra cratera aberta pelas fortes chuvas, com deslizamento de terra e do asfalto no km 143 da BR-470. Carro com casal de idosos é tragado pelo deslizamento
Casal de idosos cai com carro na fenda aberta na BR 470, em Rio do Sul FOTOS: Corpo de Bombeiros Militar / GOVSC / Divulgação Notisul Digital

O casal conseguiu sair do carro por meios próprios e receberam auxilio da guarnição dos Bombeiros Militares de Trombudo Central. Após o resgate, foram atendidos pela guarnição. Foram identificados sem ferimentos e com sinais vitais estáveis. O casal recusou ser levado ao ao hospital.