A BR-470 está bloqueada no quilômetro 143, em Rio do Sul. A pista cedeu abrindo uma cratera por conta das fortes e intensas chuvas que atingem a região desde a terça-feira, dia 13. Uma guarnição do Corpo de Bombeiros Militar, de Trombudo Central, foi acionada para, em apoio à PRF, sinalizar o trecho da rodovia federal, próximo ao trevo de acesso ao Bairro Canoas.
No trecho entre Agronômica e Rio do Sul um veículo do DNIT sinalizava e orientava os desde os primeiros momentos após a ruptura do asfalto. A PRF encontrava-se próximo ao trevo gerenciando a situação.
A Secretaria de Estado da Infraestrutura, com informações do superintendência regional e da Prefeitura de Rio do Sul, informa rotas alternativas à BR-470:
- No sentido Oeste para o Leste, a entrada é pelo trevo de Laurentino, no sentido bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. Passa também pelos bairros Budag e Canoas, chegando no Trevo de acesso a BR 470. Não recomendado para veículos pesados. Para o sentido Leste – Oeste, uso no sentido contrário.
- Entrada no trevo de Laurentino, no sentido Laurentino, passando pela Serra Tomio em direção a Rio do Sul, saindo nas imediações do trevo do Fundo Canoas/Progresso. Não recomendada para veículos pesados.
- Trânsito de caminhões pesados devem dar preferência por utilizar a BR-282.
A Prefeitura de Rio do Sul decretou a proibição do tráfego de veículos com peso superior a 40 toneladas pelos bairros Centro, Budag, Barragem e Barra do Trombudo. A Guarda Municipal garante a fiscalização nestes locais.
Durante o deslizamento da BR 470, no quilômetro 143, um veículo foi tragado pelo buraco e foi ao fundo da cratera. Foi acionada uma ambulância de Rio do Sul para socorrer um casal de idosos que estava no veículo.
O casal conseguiu sair do carro por meios próprios e receberam auxilio da guarnição dos Bombeiros Militares de Trombudo Central. Após o resgate, foram atendidos pela guarnição. Foram identificados sem ferimentos e com sinais vitais estáveis. O casal recusou ser levado ao ao hospital.