Startup Weekend: Porque você deveria participar

Que a tecnologia tem promovido mudanças significativas na vida das pessoas, isso é inegável, e como recorrentemente escrevemos, estamos apenas no início desta grande transformação digital. Esta transição pode ser vista com dois vieses: o de desespero “total” por parte daqueles que não estão preparados e nem querem se qualificar para tal, mas também, de grandes oportunidades para quem estiver pronto e disposto a fazer diferente.

São vários os caminhos para construir um itinerário formativo aderente a este momento da humanidade, dos quais podemos citar alguns pré-requisitos indispensáveis que são: conclusão da educação básica (ensino fundamental e médio) no tempo previsto; opção de formação em área específicas por meio de um Curso Técnico (ou mais de um); aprofundamento de conhecimentos obtido em Cursos Superiores (Faculdade) e de pós graduação; desenvolvimento de competências pontuais por meio de cursos rápidos de curta duração, sejam eles presenciais ou online. De todas estas opções, a única que é “inegociável” é a formação na Educação Básica, já as demais, podem ser trabalhadas tanto de forma paralela quanto em cronologias diversas. O importante é que este profissional do “presente/futuro” esteja em constante desenvolvimento pessoal e profissional.

Uma vez “preparado”, você poderá construir seu futuro profissional de várias maneiras, sendo que a opção de vir a ser um funcionário em uma empresa privada ou mesmo no setor público pode ser muito rentável e lhe proporcionar uma ótima carreira, embora os desafios também tenderão a ser grandes, em especial para manter a empregabilidade e a atualização constante nas novas tecnologias que sempre surgirão.

Outros tantos podem querer tornar-se empreendedores e construírem seus próprios negócios, sejam eles “físicos” ou “virtuais”. E para este grupo de novos empresários diferentes desafios também surgirão, tanto do ponto de vista de gestão quanto de sobrevivência do seu projeto no médio/longo prazo. Então para isso, é muito importante ter clareza dos seus objetivos e também estudar bastante o mercado, e o mais importante, dar o “primeiro passo” para ter seu próprio negócio, talvez iniciando-o como uma “Startup”.

E é exatamente para estes novos entusiastas que o evento Startup Weekend se destina, pois nas 54 horas de atividades os participantes irão compartilhar ideias, formar equipes, desenvolver um novo produto e criar sua Startup, e quem sabe, após o evento dar continuidade a mesma e fazer o lançamento para o grande mercado consumidor, como já ocorreu em outras edições.

Para quem não conhece, o Startup Weekend é um evento de final de semana, com início na sexta feira e término no domingo à noite, em que as equipes são formadas por empreendedores, programadores, designers, e entusiastas (administradores, gerentes, finanças, entre outros) que durante este período buscam montar um modelo de negócio e criar a um produto mínimo viável. Para isso são utilizadas ferramentas como Lean Startup, Business Model Generation,  Desenvolvimento de Clientes, dentre outros, sempre com o apoio e direcionamento de mentores convidados e experientes. O nome do evento se refere a uma organização estadunidense sem fins lucrativos que foi fundada em 2007, com o principal objetivo proporcionar eventos de empreendedorismo prático, onde são fomentadas ideias de inovação. No mundo todo estima-se que já tenham ocorrido mais de 1,5 mil eventos em mais de 700 cidades, e que já tenham fomentado a criação de mais de 13 mil startups.

Diferente do que muitos podem pensar, uma Startup Weekend não é destinada apenas para quem já tem ideias formadas ou que esteja há muito tempo no mercado e queira construir uma nova carreira como empreendedor, mas sim, para todos que se considerem empreendedores (mesmo os intraempreendedores) e a todos que queiram aprender a como criar sua própria startups.

Startup de sucesso
Nessas mais de 13 mil startups pensadas e modeladas durante os eventos, temos vários casos de sucessos e muitas reconhecidas mundialmente, como, por exemplo: Easy Taxi: a ideia do aplicativo surgiu durante uma Startup Weekend no início de 2011, no Rio de Janeiro, e em agosto do mesmo ano foi lançada a sua versão beta. Em menos de um ano depois, já tinha mais de cinco mil motoristas cadastrados e 200 mil usuários, segundo a própria empresa. Hoje, já está presente em diversos países com milhões de clientes.

Startups Weekend Tubarão
Em Tubarão, ocorrerá a 3ª edição da Startup Weekend, nos próximos dias 24, 25 e 26, e será realizada concomitantemente à 16ª Feincos (Festival de Eventos do Sul), no Farol Shopping. Os ingressos de participação podem ser adquiridos diretamente pelo link http://bit.ly/swtubarao2019.
Para ficar por dentro do evento acompanhe, via Facebook ou Instagram: @swtubarao.
Bora lá, quem sabe aquela ideia que há muito tempo você tem guardada na gaveta não se transforme em um grande case de sucesso!

Leia outros textos da coluna em
http://bit.ly/fernandopitt.