Tubarão no radar da inovação

Como vem sendo anunciado, nos próximos dias 29 e 30, ocorrerá o evento Innovation Summit SC, organizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Tubarão, juntamente com diversas entidades parceiras, instituições de ensino e governo municipal.
Talvez muitos estejam se perguntando: “Por que uma cidade como Tubarão deveria organizar e sediar um evento como este?”. E a resposta é simples e está ligada diretamente ao desenvolvimento da tecnologia e mudanças que ela tem ocasionado, tanto na vida das pessoas, quanto na geração de valor às cidades e nações.

Até poucas décadas, um país poderia ser considerado rico e industrializado se tivesse muitas fábricas responsáveis por transformar matéria-prima bruta em produto acabado, como, por exemplo, converter minério de ferro em aço e, posteriormente, em enxadas, as quais seriam exportadas para o mesmo país que vendeu o minério, porém, por um valor até centenas ou milhares de vezes maior por quilo comercializado, assim agregando valor à nação industrializadora e gerando renda à sua população.

Estas plantas fabris geralmente são associadas a grandes construções com enormes chaminés que expelem fumaça negra dia e noite, e empregam centenas e, por vezes, até milhares de funcionários.

Contudo, esta realidade tem mudado muito rapidamente, e este tipo de fábrica tem dado lugar a ambientes mais limpos, geralmente com alto grau de automatização e empregando poucos colaboradores, além de estarem sediadas em países que ofereçam custos operacionais menores, e graças a uma rede de comércio global e aliado a uma logística eficiente, seus produtos são enviados para os quatro cantos do planeta em poucos dias.

Assim, muitos países, até então produtores, veem sua industrialização despencar na mesma proporção que aumenta o desemprego e a necessidade de assistência governamental por parte da sua população. Muitos destes trabalhadores dispensados passam a se dedicar ao comércio e serviço, os quais apenas movimentam dinheiro sem gerar nova riqueza.

Por outro lado, muitos países desenvolvidos têm se antecipado a estas transformações e, ao mesmo tempo que perdem indústrias tradicionais, criam condições para a instalação de novas plantas com tecnologia de ponta, as quais trazem consigo investimentos iniciais de grande monta, e são responsáveis pela criação e fabricação de produtos altamente sofisticados, de altíssimo valor agregado, e ainda, que empregam trabalhadores extremamente qualificados. Alguns setores de ponta são as farmacêuticas, biotecnologia, aeroespacial, dentre outras áreas.

Há ainda empresas que optam em terceirizar sua produção em outros países, porém, a criação dos produtos com conceitos de design mais modernos e que atendam critérios de sustentabilidade ficam sob a responsabilidade da matriz e seus projetistas, novamente sendo esta área a que mais agrega valor ao produto. Ainda poderíamos descrever as novas empresas de tecnologia que por meio de aplicativos oferecem transportes de passageiros, entrega de comida, dentre muitas outras referências.

O que estes últimos exemplos de empresas têm em comum é que todas possuem um processo de inovação constante, sempre buscando como fazer melhor, mais rápido, mais barato, e que entreguem soluções aos seus usuários, além de um simples “produto”. E é exatamente no quesito “inovação” que mora a resposta do porquê cidades e nações deveriam dar condições para absorver tais empresas.

Em relação a Tubarão, a cidade já conta com muitos pré-requisitos que permitem ser um polo agregador de empresas de base tecnológica, pois possui excelentes escolas profissionalizantes, além de uma universidade reconhecida mundialmente e de inúmeras faculdades que ofertam cursos tanto presenciais quanto a distância. Já tem constituído um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, e uma lei específica de inovação que estabelece medidas de incentivo e apoio às ações e estratégias inovadoras aos ecossistemas empresarial, empreendedor e acadêmico.

E neste contexto, ações como o Innovation Summit SC são responsáveis por dar visibilidade ao município, sendo uma excelente alternativa para que empreendedores locais e externos invistam na cidade, constituindo empresas de base tecnológica, trazendo investimentos, gerando empregos qualificados e absorvendo os profissionais formados pelas instituições de ensino locais, bem como proporcionando geração de tributos aos cofres públicos e renda à população.
Leia outros textos desta coluna em: http://bit.ly/fernandopitt.

Innovation Summit SC
Innovation Summit SC 2018 – Inovação Aplicada à Realidade, ocorrerá nos próximos dias 29 e 30, na Arena Multiuso Estêner Soratto, em Tubarão, e contará com palestras e painéis com o tema inovação, empreendedorismo e tecnologia, além de ser um ambiente que irá proporcionar conexões e gerações de negócios aos participantes. Ingressos e outras informações no site oficial do evento: https://isummit.com.br/.