Sistema contra fraudes é implantado

Florianópolis

 

Considerado a malha fina dos gastos públicos, o Observatório da Despesa Pública será implantado em Santa Catarina ainda este ano, por meio de uma parceria pioneira com o governo federal. O papel do órgão é melhorar a qualidade das despesas, prevenir a corrupção e aprimorar a gestão pública. 
 
Hoje, a secretaria da fazenda do estado entregará os equipamentos para implantar o sistema de combate à fraude e o desperdício de recursos públicos. Os resultados gerados pela unidade servem como insumo para realização de auditorias e análises comparativas, a fim de subsidiar a tomada de decisões para melhoria da aplicação de recursos.
 
Além de Santa Catarina, a Bahia foi contemplada no projeto batizado de ODP.nano. Para implantar o sistema no estado, a secretaria da fazenda celebrou, em 2009, um acordo de cooperação com a Controladoria Geral da União (CGU).
 
Os recursos para a compra dos computadores e do software, a base do ODP.nano, vieram de um fundo norueguês de apoio às ações contra a corrupção e foram disponibilizados por meio de convênio entre a União e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), sem custo para Santa Catarina.
 
Ao aliar metodologia de auditoria à tecnologia de ponta, o ODP.nano conseguirá detectar situações estranhas, como a existência de relações pessoais entre sócios de uma empresa e os servidores do órgão que a contratou, por exemplo. Isto permite uma atuação célere e preventiva.
 
O sistema
O ODP foi criado em 2008 e é utilizado pela Controladoria Geral da União (CGU). Ele é uma unidade de produção de informações estratégicas, permanentemente voltada à aplicação de metodologia científica e tecnologia de ponta, para a geração de informações que subsidiam e aceleram a tomada de decisões estratégicas. 
O sistema conquistou prêmios nacionais e internacionais. O mais recente foi o primeiro lugar na categoria “Avançando na Gestão do Conhecimento Governamental”, entre os países da América Latina e do Caribe, do prêmio United Nations Public Service Awards, o mais prestigioso reconhecimento internacional de excelência no serviço público dado pela Onu.