Sem pagamento, sem serviço prestado

Serrana prioriza atendimento em horários alternativos às prefeituras que pagam em dia
Serrana prioriza atendimento em horários alternativos às prefeituras que pagam em dia

Lily Farias
Tubarão

Os moradores de Tubarão reclamam do atraso da coleta do lixo na cidade. E de fato existem alguns pontos da cidade ontem o serviço está atrasado ou deixa de ser feito em alguns dias. Segundo a Retrans, prestadora do serviço na cidade, o motivo é que o atendimento no aterro sanitário, em Pecaria Brava, é feito entre 7h30min ao meio-dia e das 13h30min às 18 horas. Fora destes horários, não é possível descarregar o material no local. 
 
A empresa Serrana responsável pelo aterro, rebate e garante que o atendimento é feito fora deste horário, mas apenas aos municípios que estão com as contas em dia. E não é o caso de Tubarão. A prefeitura não paga o serviço há alguns meses.
 
O aterro é utilizado por cerca de 20 cidades da região e a maioria descarrega os resíduos sem problemas. Conforme o gerente geral da Serrana, Nerci Kurz, os caminhões podem ser descarregados em qualquer período do dia. Não há um horário fixo.
 
“Como estamos sem receber de algumas prefeituras, a prioridade é atender àqueles que estão com o pagamento em dia”, explica Nerci. Para ele, a medida visa ser justo com os gestores que mantém as contas em dia.
“Se a Retrans tem dificuldade de trabalhar é porque a prefeitura atrasa o pagamento. Não temos condições de pagar hora extra aos funcionários se não temos dinheiro”, justifica Nerci. 
 
Prefeitura desconhece o motivo dos atrasos da coleta de lixo
O secretário de infraestrutura e urbanismo da prefeitura de Tubarão, Luiz Fernandes Pereira, afirma desconhecer o motivo dos atrasos da coleta de lixo na cidade.
Ele afirma, contudo, que a Retrans, responsável pela coleta, tem dificuldades em prestar o serviço por conta dos congestionamentos na BR-101, que faz com o cronograma fique atrasado em alguns dias.
Luiz reitera que recebeu ontem um ofício no qual a Retrans solicita que a prefeitura estenda o horário de coleta e descarregamento do lixo entre meia-noite e 6 horas.
“Avaliando a possibilidade de trabalhar em um horário alternativo, mas vai depender das negociações com a Serrana, responsável pelo aterro sanitário”, antecipa.