Rafael Andrade
Braço do Norte

O jovem tubaronense Andre Felipe Vargas, 24 anos, morreu ontem, às 17h05min, em um acidente no quilômetro 194 da SC-438, na ponte do Travessão, em Braço do Norte. Andre dirigia o Corsa placas CDC-3453, de São Ludgero, e transitava na direção Tubarão-Braço do Norte, em sentido à casa da namorada.
O acidente envolveu outros dois veículos. Ele bateu de raspão no Corsa Sedam placas DTY-1655, de São Paulo, perdeu o controle e colidiu com o Peugeot MFD-0375, de Tubarão, que vinha na pista contrária.

O motorista do Peugeot, Arthur Nunes Lima, 24, residente em Tubarão, teve ferimentos leves e foi conduzido por bombeiros até o Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte. A motorista do Peugeot, Jaqueline da Silva Corrêa Pereira, 31, também residente em Tubarão, não teve ferimentos.
Andre era militante do PSDB Jovem de Tubarão e participava de eventos políticos em todo o país. A sua mãe, Marta Vargas – a Marta Parteira já foi vereadora de Tubarão e candidata ao legislativo no pleito de 2008.

O diretório municipal do PSDB de Tubarão emitiu uma nota de luto em condolências ao falecimento do jovem. O velório ocorre na capela Santa Terezinha, no bairro Oficinas, e o sepultamento está marcado para 16h30min de hoje, no Cemitério de São Martinho. O presidente estadual do PSDB, Leonel Pavan, confirmou participação na cerimônia.

Vida política
O jovem tucano Andre Vargas presidiu a JPSDB de Tubarão por aproximadamente dois anos. Também coordenou a regional sul da JPSDB e integrou a executiva estadual da JPSDB, que tem como presidente em exercício a vereadora Thati Teixeira, de Criciúma.
“O PSDB de Santa Catarina perde um jovem brilhante, dedicado ao fortalecimento da JPSDB no sul do estado”, lamentou o presidente do PSDB-SC, o vice-governador Leonel Pavan.

Os tucanos, a pedido do presidente do diretório estadual, deverão decretar luto oficial de três dias, em homenagem ao jovem. A equipe do vice-governador e outras lideranças estaduais e federais estarão presentes nas cerimônias. A missa de corpo presente será na Igreja do Humaitá.
Há poucos dias, Andre Vargas participou de evento promovido pela JPSDB-SC, na assembleia legislativa, em Florianópolis, onde mais uma vez pediu o empenho dos jovens para conquistar novas lideranças.

Ideais
No site de relacionamentos Orkut, Andre destaca os seus ideais políticos. O jovem costumava publicar na internet fotos de suas viagens a Brasília, São Paulo e outras cidades brasileiras.
O jovem tubaronense participava constantemente de fóruns políticos. E tinha preferências de livros da área social, como A Arte da Guerra, de Sun Tzu. “Andre era um jovem politizado e amava a cidade de Tubarão”, destaca o coordenador regional do PSDB e amigo, João Batista de Andrade.

No Orkut, Andre descreve-se a partir de uma frase de José Serra: “O mundo de amanhã depende do idealismo do jovem de hoje, mas o futuro depende de sua participação ativa no presente. O jovem preparado, idealista, lutador, esse sim faz acontecer. Tenham em mim, sempre, um parceiro para esta rebeldia consciente!”.