Maycon Vianna
Laguna

A 9ª Guarnição Especial de Polícia Militar, sediada em Laguna, comemora o sucesso obtido durante a operação Carnaval no município, um dos destinos mais tradicionais para as folias de Momo no sul do país. Estima-se que cerca de 400 mil pessoas passaram pela terra de Anita durante o feriadão para participar dos desfiles das escolas de samba, blocos e bailes públicos.

Segundo o comandante da PM, tenente-coronel Adilton Maciel, os registros de ocorrências estiveram num nível aceitável. “Esse resultado amplamente positivo se obteve, dentre outros fatores, mediante à execução estratégica e técnica do policiamento preventivo, bem como da atuação profissional e dedicada de todo o efetivo empregado”, comemora Adilton.

A operação contou ainda com reforços da 6ª Região de Polícia Militar (RPM), 5º Batalhão de Polícia Militar de Tubarão (BPM), Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia Militar Ambiental, Guarnição Especial de Polícia Montada e uma unidade de videomonitoramento.

O helicóptero Águia 2 do Batalhão de Aviação (BAPM) apoiou o policiamento, especialmente durante o desfile do Bloco da Pracinha, que reuniu cerca de 200 mil pessoas.
Nas duas ocorrências de tentativa de homicídio registradas nos cinco dias de festa, os autores foram presos em flagrante. Houve ainda alguns excessos de foliões devido ao álcool, que foram contidos.