Imbituba

O Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial de Imbituba (Acim Mulher), em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (Comdim), está mobilizando os moradores de Imbituba à megacampanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher. A ação consiste em fotos de personalidades artísticas, políticas e empresariais do município com mensagens de conscientização postadas e compartilhadas nas redes sociais.

O destaque está na frase divulgada pelos homens: “Homem de verdade não bate em mulher”. As mulheres podem optar por sentenças que exemplificam casos de violência verbal, psicológica, sexual, moral ou financeira, para destacar que violência não é apenas física.

“O núcleo representa a entidade no conselho, por isso decidimos fazer a ação para divulgar que as mulheres de Imbituba precisam conhecer os diferentes tipos de abuso e que é preciso, sim, denunciar o agressor, no telefone 180”, orienta a coordenadora do núcleo, Sarah Medade.

A Campanha é uma mobilização anual praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países.

Mundialmente, inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.