A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito e Divisão de Crimes Ambientais de Tubarão (DTCA), realizou operações ontem (1) e hoje (2) visando a apreensão de pássaros silvestres. Foram 20 animais apreendidos, que estavam mantidos em cativeiro de forma ilegal, em residências nos bairros Andrino, São Clemente e Oficinas. 

Os proprietários dos pássaros eram suspeitos de capturar, manter em cativeiro e vendê-los sem licença ou registro. Em uma das casas foi encontrada uma arapuca armada nos fundos para a captura de pássaros. 

A maioria dos animais apreendidos é da espécie Coleiro, mas há também Neguinho do Bumba, Sanhaçu, Saíra Sete Cores, Canário da Terra, Papa Banana, Tiê e Canário da Telha. Os proprietários dos animais foram conduzidos à DTCA onde responderam a um termo circunstanciado. 

A Fatma foi notificada das apreensões para a aplicação das multas cabíveis. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Reabilitação Animal no Rio Vermelho, em Florianópolis. As diligências foram coordenadas pelo Delegado André Monteiro Crisóstomo.