Maycon Vianna
Tubarão

Foi só terminar o Natal e iniciar a temporada de verão para os ladrões ‘entrarem em cena’ em Tubarão. Nesta época, quando os veranistas vão para as praias e saem de férias, aumenta o número de furtos nas cidades não litorâneas.

O trabalho de policiamento ostensivo da PM culminou na prisão em flagrante, na última quarta-feira, por volta das 16h35min, de um homem que furtou em uma residência localizada na avenida Marechal Deodoro. Após prestar depoimento na Central de Polícia Civil de Tubarão, o rapaz foi encaminhado ao Presídio Regional de Tubarão.

Já por volta das 2h30min desta sexta-feira, foi conduzido por policiais militares um jovem trajando uma bermuda xadrez, furtada na véspera do Réveillon de uma residência no bairro Oficinas. Ele também foi conduzido à delegacia, onde foi interrogado para a instauração de inquérito policial.

Desde a última quarta-feira, foram registrados 16 furtos em residências na cidade. Os alvos, na maioria das vezes, são casas em que os donos não se preocuparam com a questão da segurança. “Logicamente que nem todos os lugares arrombados apresentam sistema de segurança, mas quanto mais oportunidade para o bandido, mais fácil fica para eles invadirem as residências”, alerta o capitão Reinaldo Pires, da Polícia Militar de Tubarão.

A recomendação é que os veranistas instalem alarme ou até mesmo coloquem no quintal um cão de guarda, medidas que dificultam a ação dos criminosos. “Se na sua casa tem um sistema de segurança adequado, por exemplo, o bandido irá procurar um local mais fácil para ele entrar”, diz Reinaldo.

Luzes acesas durante todo o dia, correspondências espalhadas na frente da morada e grama alta são sinais de que não há ninguém em casa.