O foco maior de atuação dos policiais militares será nas praias do Mar Grosso e Gi, em Laguna.
O foco maior de atuação dos policiais militares será nas praias do Mar Grosso e Gi, em Laguna.

Mirna Graciela
Tubarão

O lançamento oficial da Operação Veraneio no estado ocorre amanhã, em Florianópolis. Mais de oito mil profissionais da segurança pública, entre policiais militares e civis, bombeiros e guarda-vidas estão mobilizados.

Na região de Laguna, o efetivo também ganhará reforço. “Será um acréscimo de dez policiais ao dia a partir desta sexta-feira. São profissionais vindos de cidades do interior”, antecipa o comandante geral da Polícia Militar, coronel Nazareno Marcineiro.

O foco maior será nas praias do Mar Grosso e Gi, e nas ruas centrais da cidade. Mas, segundo o comandante, eventualmente uma guarnição fará o deslocando para o Farol de Santa Marta, praia do Sol e outras regiões.

Quando eventos de maior porte forem realizados, a exemplo do Réveillon e do Carnaval, a segurança policial será ainda maior na Cidade de Anita. “Serão deslocados guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da cavalaria da PM e o helicóptero também estarão disponíveis em caso de maior necessidade”, explica Marcineiro.

A segurança nas praias nesta temporada traz grandes diferenciais graças a parceria com a secretaria de turismo e esporte. “Serão 14 bases operacionais móveis e 270 tablets para acesso nas viaturas com consulta rápida”, exemplifica o comandante.

As praias com grande faixa de areia contarão com quadriciclos. O foco maior será nas regiões litorâneas, mas as estâncias hidrominerais também receberão atenção.

Primeiro fim de semana com guarda-vidas foi de prevenção

A atuação dos guarda-vidas nos municípios do 8º Batalhão de Bombeiros Militar de Tubarão iniciou neste fim de semana. O trabalho dos profissionais teve como principal tarefa a prevenção.

Nenhuma ocorrência grave foi registrada. Eles percorreram todo o litoral, desde a praia da Gamboa, em Garopaba, até Campo Bom, em Jaguaruna, a fim de orientar os banhistas e fizer a finalização das praias (colocação das bandeiras em locais perigosos).

Os profissionais atuarão em 26 praias de Jaguaruna, Laguna, Imbituba e Garopaba, e em 32 postos de salvamento. Cento e vinte guardas civis foram treinados. Em cada praia haverá sempre um bombeiro militar, acompanhado de uma equipe de civis.

O efetivo trabalhará diariamente até 26 de fevereiro. Depois, estarão presentes nas praias apenas aos fins de semana, até o dia 8 de abril (Páscoa).