Um policial militar do 17º BPM (Ilha do Governador) foi flagrado xingando moradores, fazendo ameaças e atirando para o alto durante uma operação na Vila Joaniza, na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio. O vídeo foi registrado no último sábado (23) e publicado nesta segunda-feira (25).

Nas imagens o policial aparece com um fuzil na mão, dirigindo-se a um grupo de pessoas que alegavam que um homem morto na ação era inocente.

As pessoas pediam que uma equipe de socorro fosse acionada para socorrer a vítima.

Em seguida, o PM sobe num veículo da corporação e, enquando o carro se afasta, ele ameaça: “Você vai ser o próximo”.

De acordo com o Extra, a Polícia Militar informou que a 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) “apura as circunstâncias e a conduta adotada pela equipe policial”. A PM não informou se o agente foi afastado.

A corporação afirmou ainda que o homem atingido durante a ação se tratava de um criminoso que teria sido morto após traficantes atirarem contra os PMs:

“A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informa que policiais militares do 17°BPM (Ilha do Governador) atuando na Vila Joaniza, na manhã de sábado (23/03), foram recebidos a tiros por criminosos e houve confronto. Após cessarem os disparos, as equipes localizaram um criminoso ferido. Ele foi socorrido ao Hospital Municipal Evandro Freire. Na ação também foram apreendidos um carregador de fuzil, um carregador de pistola, munições e sete cápsulas de cocaína. Ocorrência encaminhada para a Delegacia de Homicídios”