Para integrar as forças de segurança do Estado com o Exército Brasileiro para atuação conjunta em situações de calamidade generalizada, nesta sexta-feira (9) teve início o V Exercício de Ajuda Humanitária. A Polícia Civil de Santa Catarina participa novamente da iniciativa.

Na tarde, todas as instituições envolvidas se reuniram no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CIGERD) para um “simulado de mesa”. Os órgãos envolvidos atuam como em uma operação real, apresentando as situações do evento climático extremo – com fotos e detalhes, além das estruturas disponíveis.

Após as explanações que ocorreram parte presencial e parte por chamada de vídeo, houve a definição das estratégias na mesa tática, com suporte de um mapa digital. Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e gerente de gestão de desastres da Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC), Daniel Nunes, a intenção é integrar os esforços dos diversos setores e órgãos do Estado para o gerenciamento dos riscos e desastres em Santa Catarina.

Desta forma pretende-se reduzir os impactos na população e trazer uma resposta ágil e eficaz, em uma situação de eventos adversos.“Com o objetivo de promover o conhecimento e treinamento das ações planejadas que devem ser colocadas em prática no momento do desastre buscamos a integração e os esforços de várias agências diante de um cenário adverso”, explicou.

Participaram deste exercício: Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil de Santa Catarina, Polícia Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias. Na próxima semana, nos dias 13 e 14 de julho, a cidade de Blumenau receberá a parte prática do simulado, com diversas ocorrências envolvendo as equipes.

 

A Polícia Civil

A atuação da Polícia Civil de Santa Catarina, em Blumenau, será com base no plano de contingência de inundações e movimentos de massas do município, que prevê a participação da instituição nas reuniões de ações e no planejamento específico visando a mobilização e a distribuição de pessoal e equipamento em locais estratégicos para melhor desenvolver as atividades.

 

Fonte: PCSC

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul