Donos de postos de combustíveis recebem orientação

Para o major, a prevenção é 50% de uma ocorrência.
Para o major, a prevenção é 50% de uma ocorrência.

Tubarão

Desde janeiro, 13 assaltos a postos de combustíveis foram registrados em Tubarão. Não estão incluídos nesta estimativa os que não comunicam a ocorrência e os que são furtados, situação frequente na cidade.
A convite da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), o major da Polícia Militar, Giovani Silveira Livramento, proferiu uma palestra, na última quinta-feira, a proprietários de postos com o objetivo de orientá-los sobre formas de prevenção e de como proceder nestes casos. “A prevenção é 50% de uma ocorrência. Se o cidadão fizer isto, evita muito o crime”, justifica o major.

Durante o encontro, na sede da entidade, participaram aproximadamente dez empresários. Na Cidade Azul, existem cerca de 35 postos. Há proprietários que comandam mais de um. Eles receberam no encontro um material informativo, que será repassado aos funcionários. Mas a palestra se ampliará também aos frentistas, após a Acit elaborar um cronograma.
A inciativa não faz parte do projeto ‘Comércio mais Seguro’, pois, segundo o major, os postos têm horários diferenciados dos outros estabelecimentos comerciais e a estratégia do assaltante é outra.

Algumas dicas de prevenção
• Primeira atitude após o assalto: ligar para a polícia; só depois para gerente e sistema de vigilância;
• Horários estatisticamente preferenciais dos bandidos: noite e madrugada, com picos entre 21 e 22 horas e das 3 às 5 horas, de terça a quinta;
• Nunca reaja a assaltos e mantenha as mãos em vista. Qualquer movimento brusco pode ser entendido como reação e pode haver disparos instintivos;
• Instalação de sistemas de videomonitoramento e back up em outro ambiente isolado;
• Uso de cofres “boca de lobo” e portas de segurança para o escritório;
• Mudar sistematicamente a rotina de caixa e malotes para bancos;
• Colocação de correntes à noite em locais estratégicos de forma a controlar entradas e saídas;
• Manter a fachada da conveniência livre à visão interna e ambiente bem iluminado;
• Mantenha-se alerta quanto a pessoas em carros ou motos que entram sem comprar algo ou pedem coisas que não existem na loja.