Chamas tomaram boa parte da vegetação às margens da SC-108, no bairro Parque das Acácias, em São Ludgero  -  Foto:Fernando Sombrio/Repórter Sul/Divulgação/Notisul
Chamas tomaram boa parte da vegetação às margens da SC-108, no bairro Parque das Acácias, em São Ludgero - Foto:Fernando Sombrio/Repórter Sul/Divulgação/Notisul

Braço do Norte

Bombeiros de duas cidades da região tiveram muito trabalho em ocorrências do mesmo gênero ontem: combate às chamas em vegetação. Um dos casos foi registrado por volta das 17 horas, em São Ludgero, às margens da SC-108, no bairro Parque das Acácias.

Quando o Caminhão ABTR chegou ao local, o fogo já havia tomado conta de boa parte do mato. Não foi informada a causa do incêndio, mas geralmente este tipo de ocorrência é resultante da queima de objetos próximos à vegetação ou como forma de limpar alguma área, utilizando o fogo. O que não é indicado, na verdade é até proibido. Incidentes desta natureza são constantes nesta época do ano. O fogo se alastrou rápido devido ao vento e ao tempo seco, que predomina na região nos últimos dias.

Já o outro combate às chamas ocorreu no Morro do Tourist, em Laguna. Uma área grande foi atingida. O helicóptero Arcanjo do Corpo de Bombeiros da capital precisou ser acionado para auxiliar os militares locais. O fogo foi controlado no fim da tarde. Também não foi identificado o início do foco. 

Há poucas semanas, um incêndio de grandes proporções atingiu uma área de vegetação às margens da BR-101, em Capivari de Baixo, o que dificultou a circulação de veículos na rodovia, já que a densa fumaça atrapalhou a visibilidade de motoristas.