Militares, empresários e convidados participaram da apresentação do projeto   -  Foto:Elke Schuch/Acit/Divulgação/Notisul
Militares, empresários e convidados participaram da apresentação do projeto - Foto:Elke Schuch/Acit/Divulgação/Notisul

Tubarão

Agilizar e melhorar os atendimentos policiais são alguns dos desafios enfrentados pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) que em desde abril deste ano inovou ao projetar o aplicativo PMSC Mobile. A tecnologia é utilizada pelos militares em outras cidades do estado e foi apresentada nesta sexta-feira na Associação Empresarial de Tubarão (Acit) aos militares, empresários e comunidade. 

Os oficiais da 7ª Seção do Estado Maior da PMSC explicaram as vantagens do projeto. O aplicativo é usado no policiamento motorizado em viaturas equipadas com um kit de tecnologia móvel e embarcado, composto por um tablet e uma impressora térmica portátil, adaptados aos veículos.

A ferramenta permite realizar consultas, receber e registrar ocorrências, visualizar o posicionamento das demais guarnições e das câmeras de videomonitoramento, entre outras.

Uma das vantagens reforçada na explanação é a eliminação de vários formulários de papel. “Hoje a rapidez e o uso de novas tecnologias são imprescindíveis. A Polícia Militar não pode ficar no passado, temos de apostar nos projetos inovadores e que não agridem o meio ambiente”, ressalta o comandante da 8ª Região de PM, coronel Adenício João Marques.

Investimento
Em Tubarão a implantação do aplicativo não tem data para ser oferecida aos militares. Situação, como em outros municípios catarinenses, que depende da captação de recursos para aquisição dos equipamentos, por parte do comando geral da PMSC , que estimulará as unidades operacionais a adquirirem  os kits por meios de convênios de trânsito.