Agora, todos os homens estão no novo presídio
Agora, todos os homens estão no novo presídio

Tubarão

 

A ala masculina do velho Presídio Regional de Tubarão, no bairro Humaitá de Cima, foi desativada. Todos os presos foram encaminhados para o novo, localizado no Bom Pastor. Por enquanto, o prédio funcionará como presídio feminino. 
Um grupo de mulheres da Unidade Prisional Avançada (UPA) de Imbituba foi transferido para Tubarão. A estrutura deverá passar por pequenas reformas. 
 
Este ano, em setembro, foi anunciada a construção, no próximo ano, de um novo Presídio Feminino em Tubarão, também no bairro Bom Pastor, ao lado do masculino, no mesmo molde. 
 
O complexo prisional foi construído em uma área de 1.917,18 metros quadrados, no bairro Bom Pastor. O governo do estado investiu aproximadamente R$ 6,5 milhões, e a administração será feita em parceria com a iniciativa privada. Terá capacidade para abrigar 371 detentos – 120 no semiaberto e 252 no regime fechado.
 
Duas enfermarias, consultórios médico e odontológico, salas para o setor administrativo, local para visitas de familiares e solários fazem parte da estrutura física. 
 
O setor de segurança conta com alojamento de seis vagas para a vigilância externa, duas guaritas elevadas para posto de guarda e alojamento na parte interna para agentes homens e mulheres. O muro de contenção tem altura de 4,8 metros e alambrado externo de 2,5 metros, uma portaria na área da frente e duas salas de revista.