Um acidente ocorrido nesta quinta-feira (8) na BR-282, em Cordilheira Alta, no Oeste de Santa Catarina, deixou duas pessoas feridas. A colisão foi registrada por volta das 13h30 entre um Renault, com placas de Xanxerê, e uma carreta de São Domingos.

O carro aquaplanou e, após colidir contra a carreta, bateu em um barranco e capotou. Havia duas pessoas no automóvel. O motorista, de 36 anos, teve ferimentos leves. Mas a caroneira, 21 anos, que está grávida, com o forte impacto da batida, chegou a ser lançada do veículo.

O Corpo de Bombeiros foi acionado ao local. A gestante estava com dores abdominais e suspeita de fratura em um dos braços. A jovem foi levada para o hospital. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atuou na ocorrência.

Recomendações da PRF
Em dias de chuva, a PRF orienta os motoristas a trafegar com velocidade moderada, sempre à direita da via, acender os faróis (baixo), manter distância segura do outro veículo que segue à frente, evitar manobras e freadas bruscas.

Aquaplanagem: Isso ocorre quando os pneus não conseguem remover a lâmina de água (pelo excesso de água na pista) e perdem o contato com o pavimento. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo.

Os procedimentos corretos nesse caso são:

– Segurar firmemente o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista;

– Tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas não frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará;

– Estabelecer um padrão seguro de velocidade para a situação.

Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação Notisul

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul