Caixas com frangos se desprendem de caminhão, atingem ambulância e deixam bombeiros feridos em SC

Dois bombeiros ficaram feridos, um deles com gravidade, em um acidente de trânsito enquanto se deslocavam para atender um incêndio no Oeste catarinense. A ambulância em que eles estavam foi atingidas por caixas com frangos na SC-480 em São Domingos, no Oeste catarinense, na manhã desta sexta-feira (17).

O acidente foi por volta das 6h no km 42,100. Uma ambulância e um caminhão dos bombeiros seguiam para a cidade de Coronel Martins, que não possui quartel dos bombeiros. As caixas com os frangos estavam em um caminhão de São Miguel do Oeste que ia no sentido contrário, levando frangos vivos para um frigorífico.

Em uma curva, as caixas caíram do caminhão e quatro delas atingiram o para-brisa da ambulância, que saiu da pista. O caminhão dos bombeiros também foi atingido. Algumas caixas ficaram caídas pela rodovia. O caminhoneiro não percebeu o acidente e seguiu viagem.

Havia três ocupantes na ambulância. Uma bombeira comunitária que estava no banco da frente não se feriu. Já o motorista, um bombeiro militar, ficou gravemente ferido. Um bombeiro comunitário que estava na parte de trás também se feriu com gravidade. Eles foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Os ferimentos foram causados pelas caixas, quatro entraram na ambulância. O impacto foi tão grande que elas se quebraram e os frangos atingiram as paredes da ambulância. O bombeiro comunitário ficou com alguns estilhaços na face e acredito que tenha alta hospitalar ainda hoje. O bombeiro militar teve traumatismo craniano. Ele está entubado e os médicos vão ver como reage aos medicamentos para saber se precisa ou não de intervenção cirúrgica”, explicou o capitão Rangel Kehl, comandante da companhia dos bombeiros de Xaxim.

Ainda conforme a PMRv, após percorrer alguns quilômetros, o caminhoneiro retornou ao local do acidente, depois que percebeu mais algumas caixas caindo do veículo. Ele disse aos policiais que com a neblina não percebeu o acidente.

Há suspeita de que as caixas não estavam acomodadas da maneira adequada e, por isso, caíram. Como não houve flagrante da possível irregularidade, o motorista não foi multado ou notificado.

Na tarde desta sexta, os policiais do posto de Bom Jesus, que atenderam o acidente, estavam finalizando o boletim de ocorrência e devem encaminhar os dados à Polícia Civil de São Domingos para investigação.

Enquanto os bombeiros se deslocavam para atender o incêndio, a central foi informada que moradores já haviam controlado o incêndio. O caminhão dos bombeiros deve ficar duas semanas sem ser utilizado para a manutenção.

Os bombeiros vão avaliar se será possível recuperar a ambulância, recebida há menos de três meses na região.